Grupo Volante de Apoio à Justiça criará Plano Estratégico de Comunicação

O Grupo Volante de Apoio à Justiça vai criar um Plano Estratégico de Comunicação Integrada (PECI) que será utilizado em todos os tribunais do país para viabilizar o acesso à Justiça ao cidadão e melhorar a prestação jurisdicional. Para isso, os integrantes do Grupo participaram nesta sexta-feira (27/03) na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, da I Oficina Integrada de Gestão de Informação e Comunicação Estratégica. O Grupo Volante de Apoio à Justiça nos Estados foi criado  pelo ministro Gilmar Mendes, através da Portaria 482 assinada no último dia 27 de fevereiro para ajudar os tribunais de Justiça a solucionar os problemas enfrentados pelo Judiciário. O primeiro Estado a se beneficiar é o Piauí.

Ministrada pela doutora em Ciência da Informação, Valéria Mendonça, a oficina vai discutir o trabalho que está sendo realizado pelo Grupo Volante no Piauí, desde o dia 9 deste mês, e estabelecer um planejamento estratégico de ação para as próximas visitas que o Grupo Volante fará em outros Estados.

De acordo com a coordenadora do Grupo Volante, juíza Maria da Conceição Silva Santos, o Planejamento Estratégico será baseado em cinco eixos: modernização, processos, gestão da informação, recursos humanos e tecnologia da informação. “É importante promover mudanças na área tecnológica, mas é preciso também mudar paradigmas e criar a figura do juiz contemporâneo, que faz parte do processo e do servidor como colaborador”, explicou a juíza.

O juiz Julio César Menezes Garcez, do Piauí, também participa da Oficina que conta ainda com a presença de servidores e técnicos de diferentes tribunais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal.