FIDA realiza reunião e reafirma vocação para auxiliar Caixas de Assistência dos Advogados

Brasília, 09/02/2009 - O vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Vladimir Rossi Lourenço, conduziu hoje (09) a 4ª reunião ordinária do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). O órgão foi criado em março do ano passado pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, como instrumento de uniformização e dinamização dos procedimentos de gestão das Caixas de Assistência dos Advogados. "O FIDA é também um suporte financeiro para as Caixas no que pertine a investimentos que tenham por vocação o atendimento da universalidade dos advogados", explicou Vladimir Rossi, que é presidente do Conselho Gestor do Fundo. Para Cezar Britto, "o Fundo também vem se destacando pela instituição de mecanismo que leva em consideração as desigualdades regionais às quais as Caixas de Assistência estão submetidas".

Vladimir Rossi afirmou após a reunião que embora o Fundo ainda se encontre em processo de capitalização, ele já começou a liberar alguns recursos. Constituído por 2% das anuidades dos advogados, o Fundo tem por finalidade auxiliar as entidades do sistema OAB que não contam com recursos suficientes para fazer com que se cumpra o Estatuto da Advocacia  por meio de seu braço assistencial, que são as Caixas de Assistência. "O FIDA tem assim se desdobrado para, com muito critério, fazer a liberação desses recursos, o que se dá mediante apresentação de projetos pelas Caixas de Assistência, onde elas demonstrem a potencialidade do atendimento a todos os advogados inscritos naquela Seccional", explicou.

Além do presidente do Conselho Gestor do FIDA, Vladimir Rossi, participaram da reunião ordinária os seguintes conselheiros, presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados: Arnaldo de Araújo Guimarães (representando a Região Sul); Carlos dos Santos Sousa (Região Norte); Carlos Roberto Feitosa Costa (Região Nordeste); João Vicente Montano Scaravelli (Centro-Oeste); Sidney Uliris Bortolado Alves (Região Sudeste). Presentes também os representantes do Colégio de Presidentes das Seccionais da entidade no FIDA: Florindo Silvestre Poersch, da OAB do Acre; Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, da OAB do Rio Grande do Norte, e Francisco Anis Faiad, da OAB do Mato Grosso.