Notícias

Estado da Bahia será pioneiro nas varas criminais com serviços de videoconferência

A Bahia será, dentro de pouco tempo, um dos primeiros Estados a contar com varas criminais interligadas simultaneamente por serviços de videoconferência. O trabalho para operacionalização do serviço está sendo realizado pelo Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj) e pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 
A melhoria será implantada a partir da transferência das varas criminais para o novo prédio do Tribunal de Justiça do estado, inaugurado no último sábado (07/03) pelo TJBA e da informatização e melhoria da infra-estrutura judiciária baiana, conforme informou o presidente do Ipraj, Pedro Vieira.  

Vieira destacou que considera um “avanço imensurável” comemorar os 400 anos de aniversário do tribunal, sobretudo durante esta nova etapa pela qual passa o Judiciário baiano. “Existe uma melhoria constante por aqui. Até bem pouco tempo, tínhamos cartórios que ainda funcionavam na base das máquinas de datilografia. Agora, tanto estes cartórios como as varas em funcionamento na capital e no interior estão sendo informatizados, fora os outros serviços de infraestrutura e de capacitação dos servidores que estão sendo implementados”, assegurou.

O dirigente do Ipraj chamou a atenção, também, para a realização de concurso no TJBA, a ser programado posteriormente. “Vivemos uma fase de plena realização e crescimento, o que certamente contribuirá para a melhoria dos serviços prestados à população. Tudo isto, tem sido realizado dentro das regras determinadas pelo CNJ”, enfatizou.