ESA promove palestra sobre Lei Brasileira de Inclusão
Nesta terça-feira (8), a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-BA promoveu a palestra A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e suas principais mudanças no ordenamento jurídico e social. A ação é mais uma com o objetivo de atualizar os advogados e advogadas do nosso estado em relação às mudanças jurídicas.
A palestra foi ministrada pela advogada Amanda Teixeira Silva Ferretti. Amanda Ferretti é portadora de deficiência visual e militante da causa em prol da igualdade de direitos para portadores de necessidades especiais.
Segundo ela, o evento promovido pela ESA foi de grande importância para esclarecer as dúvidas em relação à LBI, promulgada há cerca de dois anos. "A Lei trouxe mudanças que quebram paradigmas enraizados na sociedade. A LBI trouxe ainda uma lista de novos conceitos sobre acompanhantes e profissional de apoio escolar", afirmou.
Outro ponto abordado pela LBI e que foi esclarecido na palestra diz respeito ao tomador de decisão apoiada, que busca igualar portadores e não portadores de deficiência. "O objetivo é mostrar que os portadores de deficiência podem ser iguais, ter autonomia e independência mesmo com suas limitações".
A advogada alertou ainda que as pessoas devem cada vez mais buscar reconhecer o valor umas das outras. "Independente da Lei, a sociedade precisa romper com esses conceitos enraizados", concluiu.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)