[Em solenidade histórica, Valéria Costa é empossada presidenta da OAB de Gandu]

Em solenidade histórica, Valéria Costa é empossada presidenta da OAB de Gandu

Na cerimônia, também foram empossados os novos diretores da subseção

Em solenidade realizada na noite desta quinta (03), tomou posse a nova diretoria que comandará a OAB de Gandu pelo próximo triênio. Conduzida pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a cerimônia contou com as presenças de diretores da seccional, conselheiros estaduais e federais, advogados e autoridades locais.

As celebrações deram início à nova gestão da OAB de Gandu, que será comandada por uma mulher, a presidenta Valéria Costa. Além dela, também foram empossados o vice-presidente Sérgio Vilas Bôas, o secretário-geral Yves Freire, a secretária adjunta Amanda Leite, e o tesoureiro Caio Vinhas.

Ao destacar o orgulho de dirigir a subseção, a nova presidenta da OAB de Gandu, Valéria Costa, enalteceu a importância da ocupação de espaços por mulheres na advocacia. "Ser advogada mulher não é fácil, só nós sabemos as dificuldades que temos que enfrentar no dia a dia", pontuou.

Sobre seus planos de gestão, Valéria se comprometeu a lutar pelos interesses da advocacia e defender de forma inegociável as prerrogativas da classe". Também incentivaremos o empreendedorismo e buscaremos lutar por uma sociedade mais justa em que o cidadão tenha a prestação jurisdicional que merece", disse.

Reafirmando o compromisso da seccional com a advocacia do interior, a presidente Daniela Borges disse que, "nas alegrias e nas tristezas, a OAB-BA estará junto às subseções, de mãos dadas, em todas as trincheiras". "Se advogar é ser sobretudo um forte, ser advogado no interior da Bahia é ser um herói e uma heroína, porque os desafios hoje impostos ao exercício da nossa profissão são muito maiores aqui. Por isso nós, da seccional, lutaremos lado a lado com os colegas do interior", destacou.

No mesmo sentido, o conselheiro federal Luiz Coutinho reafirmou o compromisso da Ordem com a advocacia e disse que, com Daniela Borges à frente da seccional, a advocacia terá novos tempos, que mostrarão novas conquistas. "Daremos um passo inicial para uma grande jornada de construção em favor de melhores condições de trabalho, de luta de prerrogativas e de tudo mais que a advocacia precisar, porque junto somos muito mais fortes", reforçou.

Ainda na solenidade, o presidente da Caixa dos Advogados (CAAB), Maurício Leahy, falou sobre a importância de a seccional e da subseção de Gandu serem lideradas por mulheres. "Estamos diante de Daniela, a primeira presidenta mulher da OAB da Bahia em 90 anos. E isso é muito relevante, assim como também é muito relevante termos Valéria à frente da subseção de Gandu, outra grande mulher que tenho certeza que fará um grande trabalho nos próximos três anos", concluiu.