Direitos Humanos pede audiência com Tarso sobre uso de prisão-contêiner

Brasília, 09/02/2009 - A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitará audiências ao ministro da Justiça, Tarso Genro, e ao secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, para tratar das "condições alarmantes e degradantes" em que estão sendo mantidos presos no Espírito Santo, onde centenas de pessoas estão detidas em prisões-contêiners. A providência foi tomada pela Comissão, reunida em Brasília sob a condução de seu presidente, o conselheiro federal pelo Espírito Santo, Agesandro da Costa Pereira.
O agendamento das audiências integra o rol de 16 providências que foram definidas pela Comissão para tratar do caso. Denúncia contendo informações sobre o uso dos contêineres será encaminhada nos próximos dias ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Segundo a Comissão, pessoas estão sendo mantidas dentro de contêineres metálicos, onde vivem amontoadas num ambiente em que a abertura para o mundo exterior é de apenas 30 centímetros, sofrendo castigo considerado "cruel e desumano".

A Seccional capixaba da OAB também deverá designar um advogado criminalista para acompanhar as investigações relativas ao uso das prisões- contêineres.