Notícias

Direito à saúde em debate no programa Fórum, da TV Justiça

Durante seis dias, a quarta audiência pública realizada pelo Supremo Tribunal Federal destacou assuntos referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). Neste período, a Corte escutou especialistas da área para esclarecer questões técnicas, científicas, administrativas e, também, jurídicas, relativas aos processos judiciais de prestação de saúde. A convocação, feita pelo presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, teve como foco a compreensão daquelas áreas para que a Casa possa julgar com mais precisão os processos que envolvem o SUS.  A TV Justiça apresenta essa discussão no programa "Fórum" desta semana que estreia nesta sexta-feira (8), às 20h30, com horários alternativos no sábado, às 18h30, e segunda-feira, às 21h.

Participam desta edição o promotor de justiça da 1ª Promotoria de Defesa da Saúde, Jairo Bisol, e o Secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Berguio Martin. Ambos destacam a importância da realização da 4ª audiência pública pelo STF e o papel de inclusão social que o SUS possui.

Para Jairo Bisol, este é um marco relevante e promove um diálogo motivador entre todos. “Percebe-se uma defesa uníssona do SUS. Também nota-se que as diferenças são menores do que se imaginavam e que o diálogo é possível e necessário”, defende ele.

Gilberto Berguio destaca a necessidade do melhor atendimento à população que precisa do Sistema Único de Saúde. “A gente vem sentindo nos últimos tempos um processo de aumento na judicialização de algumas áreas, principalmente na questão dos medicamentos. O que nós queremos é estabelecer a melhor forma de atendermos a população que depende desse serviço”, explica.

Participe você também do Fórum. Mande a sua sugestão para [email protected]