Notícias

Desproporcionalidade entre agentes e presos é denunciada à OAB-SE

Aracaju (SE), 15/07/2009 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sergipe, Henri Clay Andrade, recebeu, em audiência, um grupo de agentes penitenciários da capital. Eles fizeram um relato sobre a situação do sistema prisional e revelaram que a falta de proporcionalidade entre o quadro de servidores e o total de presos está comprometendo o desempenho das atividades nos presídios sergipanos.

De acordo com os agentes penitenciários, o suportável seria a existência de um agente penitenciário para atender um grupo de cinco detentos. No entanto, em Sergipe a média é de um agente para cada cem detentos. Eles reivindicam do governo a realização de concurso público para preenchimento de 1,5 mil vagas.

Os relatos dos agentes, segundo Henri Clay, caracterizam um verdadeiro clima de tensão nos presídios. A OAB-SE se colocou à disposição para intermediar a busca de solução para o problema e tentará marcar uma audiência com o secretário de Justiça, Benedito Figueiredo, para tratar da questão.