Corregedor nacional de Justiça visita sede da OAB da Bahia
Ministro se reuniu com a presidenta da Seccional para ouvir sobre o funcionamento do Judiciário baiano
O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, visitou a sede da OAB da Bahia, na manhã desta terça-feira (9). O Ministro e sua comitiva foram recepcionados pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, conheceram as instalações da seccional e se reuniram com representantes da diretoria, dos conselheiros e dos presidentes das comissões da entidade .
Integraram a comitiva do corregedor o coordenador de inspeção da corregedoria nacional, desembargador Fábio Montenegro, o magistrado auxiliar da corregedoria nacional de Justiça, desembargador Mauro Martins, e a assessora da corregedoria, Mônica Drumond.
Representando a OAB, estiveram presentes no encontro, além da presidenta, a vice-presidenta Christianne Gurgel; a secretária-geral Esmeralda Oliveira; o presidente da CAAB Maurício Leahy; o procurador de prerrogativas Rafael Mattos; os conselheiros federais Fabrício Castro e Mariana Oliveira; o conselheiro seccional Adriano Batista; o presidente da Comissão de Prerrogativas, Victor Gurgel e a presidenta da Comissão de Precatórios, Ilana Campos.
No início da reunião a presidenta entregou para o ministro o relatório detalhado dos maiores problemas enfrentados pela advocacia no Judiciário baiano e, logo após, os pontos abordados no documento foram debatidos pelos presentes. Dentre as pautas discutidas estão o déficit de magistrados e servidores, a dificuldade de atendimento da advocacia por parte dos magistrados, varas com quantidades muito grande de processos, a frequente ocorrência de movimentações processuais vazias e a falta de calculistas para expedição de precatórios.
“A ideia é identificar os problemas e tentar encontrar soluções. Quero agradecer a recepção. É uma honra estar na OAB da Bahia. A presidente, desde o primeiro momento, fez a reunião conosco, apontou as dificuldades e eu fiz questão de vir aqui ouvi-los. Queremos entender quais são as demandas da classe e atender no que for possível”, disse o corregedor.
“Nós ficamos muito felizes de recebê-lo. A gente sabe que a inspeção é um trabalho muito intenso e, ao mesmo tempo, muito importante. A gente reconhece todos os esforços feitos pelo TJ-BA, mas a gente ainda tem muitos desafios estruturais e que são de conhecimento do próprio Tribunal. A OAB tem se colocado sempre em uma perspectiva de contribuir”, afirmou a presidenta Daniela ao iniciar o encontro com o ministro.
O corregedor Luis Felipe Salomão está na Bahia para realizar a inspeção do CNJ no TJ-BA. A inspeção teve início nesta segunda-feira (8) e se encerrará nesta sexta-feira (12).
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA