[Conselheiros federais pela Bahia tomam posse no CFOAB]

Conselheiros federais pela Bahia tomam posse no CFOAB

Solenidade aconteceu como parte da cerimônia de posse da nova diretoria da OAB Nacional e dos conselheiros federais para o próximo triênio

Foram empossados, nesta terça (1º), os conselheiros federais pela Bahia (em ordem alfabética): Fabrício Castro, Luiz Coutinho, Luiz Viana, Mariana Oliveira, Marilda Sampaio e Sílvia Cerqueira. A solenidade aconteceu na sede nacional da OAB, em Brasília, como parte da cerimônia de posse da nova diretoria da OAB Nacional e dos conselheiros federais para o próximo triênio (2022-2024).

A sessão foi realizada de forma restrita, por conta da pandemia, e conduzida pelo presidente da OAB Nacional, Betto Simonetti, eleito na noite da última segunda (31).

De volta à bancada baiana após comandar a presidência da OAB-BA nos últimos três anos, o conselheiro federal Fabrício Castro pontuou o momento difícil que vive a advocacia e disse que "a bancada da Bahia vai colaborar para construir uma OAB forte e firme na pauta de defesa da classe".

Com opinião semelhante, o conselheiro federal Luiz Viana destacou a qualidade e experiência da bancada da Bahia no Conselho Federal. "Ela saberá bem representar a advocacia baiana", reforçou.

A conselheira Mariana Oliveira falou sobre a felicidade em representar a Bahia "numa composição histórica e paritária no CFOAB". "Estarei sempre empenhada na luta pela valorização da advocacia e pela defesa das nossas prerrogativas profissionais", ressaltou.

Para a conselheira Sílvia Cerqueira, a expectativa para próxima gestão é de continuidade às ações afirmativas iniciadas na gestão passada. “Através da bancada baiana, também iremos trazer a consolidação de uma pluralidade maior e da luta incansável pela defesa das nossas prerrogativas”, destacou.

Ao agradecer a confiança da advocacia baiana, a conselheira Marilda Sampaio falou sobre a felicidade de uma advogada sertaneja aportar em Brasília, levando na mala a vontade de fazer a diferença. "Honrarei e darei o meu melhor juntamente com os demais conselheiros da Bahia", disse.

Em relação aos próximos anos, o conselheiro Luiz Coutinho disse que a expectativa é de um novo tempo na construção de uma advocacia cada vez mais forte. "Lutaremos pela defesa das prerrogativas, pela valorização da advocacia e melhoria da qualidade do ensino jurídico", pontuou.

Diversidade na Ordem

Também presente à solenidade, a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, foi diplomada junto aos demais presidentes de seccional. Emocionada, ela disse que esse será um triênio de muitas realizações para a advocacia e que o conselho empossado é histórico, pois conta com 81 conselheiras federais, entre titulares e suplentes, cinco presidentes mulheres nas seccionais, cotas e "muito compromisso com a advocacia".

Diversidade também foi tema do discurso do novo presidente da OAB Nacional. Em sua primeira exposição no cargo, Beto Simonetti destacou as novas regras de inclusão racial e de gênero na Ordem. “Pela primeira vez, aplicamos a regra que intensifica e acelera a participação feminina nos nossos quadros dirigentes. O resultado é uma Ordem mais diversa, e, portanto, mais apta a confrontar os desafios que o século 21 coloca diante de nós”, disse.

“Cinco seccionais serão comandadas por mulheres nos próximos anos. Da mesma forma, as subseções terão ainda mais lideranças femininas. E as seccionais e as subseções, que são o contato mais imediato da Ordem com a realidade da profissão, ponto de encontro direto com a massa de advogados brasileiros. E não será diferente no pleno do Conselho Federal da OAB onde teremos novas lideranças femininas definindo os rumos da Advocacia”, completou o novo presidente.

Além de Beto Simonetti, também compõem a nova diretoria do Conselho Federal da OAB o vice-presidente Rafael Horn, a secretária-geral Sayury Otoni, a secretária-geral-adjunta Milena Gama e o diretor-tesoureiro Leonardo Campos.