Comissões da OAB-BA integram mesas do Fórum Social Mundial
A seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil estará presente no Fórum Social Mundial. Além da mesa redonda Criminalização dos Movimentos Sociais, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, membros da instituição também participarão de debates sobre intolerância religiosa e valorização da mulher.
Na quinta-feira (15), representantes da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher estarão na Assembleia de Mulheres, que acontecerá no Terreiro de Jesus, às 9h. Participarão do debate as advogadas Bianca Pellegrino, Renata Deiró, Carina Caldas, Nathalia Abreu e Ludmila Aguiar, todas integrantes da comissão.
Já na sexta-feira (17), a presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa, Maíra Vida, estará presente na mesa Racismo Religioso e Intolerância Religiosa: Desafios ao Trabalho Profissional. A mesa será parte do II Encontro de Mulheres e Axé e Universidade - Saber Ancestral e Academia: Itinerários, Conexões e Tensões; e será realizada às 9h no auditório do campus de São Lázaro, da Ufba.
Maíra Vida ressalta que a OAB-BA tem sido cada vez mais demandada pela sociedade civil, pela sua firme e abrangente atuação, a defender a e promover a liberdade religiosa no nosso estado. Além disso, ela destaca que este movimento está vinculado à defesa da mulher.
"A violência de gênero e contra a mulher não pode seguir a margem da discussão do racismo e do ódio religioso pois estas variáveis, comumente relacionadas, resultam em imensurável prejuízo, sobretudo, devido a inexistência de aparelhos governamentais eficientes para o trato especializado das complexidades decorrentes daquelas imbricações", afirmou.