Comissão Especial de Informática e Estatística pretende capacitar membros da OAB no processo eletrônico

A Comissão Especial de Informática e Estatística do Conselho Federal, após quatro anos consecutivos de gestão, permanece voltada para questões relacionadas a processos eletrônicos e assuntos que dizem respeito ao direito na tecnologia da informação. Durante a primeira reunião da Comissão, no dia 16 de maio, foram debatidas pautas como OAB em números, análise do Poder Judiciário e da Certidão Digital da Ordem, diagnóstico do Processo Eletrônico, acompanhamento da Unificação do Processo Eletrônico, fiscalização do Sistema Eleitoral Brasileiro pela OAB, além da discussão de relatório do Comitê Multidisciplinar Independente sobre o Sistema Brasileiro de Votação Eletrônico.

Segundo o membro da Comissão Eurípedes Brito Cunha Júnior, a questão da estatística foi agregada nessa gestão com o objetivo de criar a ‘OAB em números’, que se constitui em um mapeamento numérico da situação da Ordem, dos profissionais e uma interlocução nacional entre todos os colaboradores da OAB. "A principal finalidade desta criação é que a classe de advogados se conheça melhor convergindo também com o acolhimento das novas tecnologias", diz. Eurípedes Júnior também ressaltou que a prioridade absoluta do Conselho Federal é a capacitação de seus membros para que utilizem o processo eletrônico com eficácia e desenvoltura.