Comissão do TJ-BA prossegue preparação dos 400 anos

A Comissão Organizadora das Comemorações do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia está reunida, desde as 9 horas, na segunda plenária do ano, para formatação do programa comemorativo dos 400 anos de instalação do Tribunal de Justiça. Entre os pontos detalhados está a a exposição itinerante que, a partir de abril, percorrerá todo o País até o mês de dezembro.

Da reunião de hoje participa Marcone Gonçalves, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vai falar sobre a participação do Conselho nos eventos, especialmente com a exposição. A mostra exibirá documentos e peças que contam a história da implantação do Tribunal da Relação do Estado do Brasil, o primeiro de segunda instância no Continente Americano, instalado em 7 de março de 1609.

A subcomissão de eventos já definiu o calendário de atividades e a programação da solenidade principal, que começará no dia 4 de março, com a chegada a Salvador dos presidentes dos Tribunais de Justiça brasileiros. Nos dias 5 e 6, chegarão os presidente das Cortes Superiores de países americanos e de Portugal, bem como os presidentes e ministros do Tribunais Superiores brasileiros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado no dia 7 para a sessão solene no Fórum Ruy Barbosa, às 19 horas. Antes, pela manhã, os demais convidados participarão da inauguração do prédio anexo ao Tribunal de Justiça e do lançamento do selo e carimbo comemorativos. À noite, participarão de jantar no Palácio da Aclamação.