Notícias

[Com mais de 2 mil inscritos, OAB Jovem inicia curso online de oratória]

Com mais de 2 mil inscritos, OAB Jovem inicia curso online de oratória

As aulas vão até a próxima quinta-feira (16), através da plataforma Zoom

A OAB Jovem da Bahia, em parceria com a ESA, iniciou nesta terça-feira (14) mais um curso de oratória para a advocacia. Dessa vez, na modalidade online devido a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia da Covid-19. As aulas vão até a próxima quinta-feira (16), através da plataforma Zoom, e vão abordar temas como Oratória no Tribunal do Júri e Sustentação Oral Virtual.

Além dos especialistas do campo jurídico Giovana Piacentini, Marcos Melo e Sabrina Dourado, quem também integra a equipe de professores é o jornalista e locutor Jefferson Beltrão. Ao final do curso, será disponibilizado certificado de participação com carga horária de seis horas.

Participaram da abertura o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, o tesoureiro da Seccional, Hermes Hilarião, a presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Sarah Barros, e a diretora da ESA, Thaís Bandeira. Ao todo, foram 2216 inscritos, sendo 843 de Salvador, 1058 do interior baiano e 315 de outros estados.

De acordo com a presidente do CCJA, os números expressivos são um estíumulo a mais para a Seccional seguir se reinventando e uma demonstração que o trabalho caminha no rumo certo. Ela enalteceu o empenho dos 36 presidentes jovens das subseções e afirmou que esses três dias serão de grande crescimento profissional.

"A OAB-BA não parou em nenhum momento de trabalhar e a OAB Jovem segue o mesmo caminho, levando mais qualificação pra advocacia. Queria agradecer por todo o apoio que temos da Diretoria da Ordem. Isso é muito importante e faz toda a diferença. Conseguimos fazer tanta coisa porque somos ouvidos", afirmou.

O presidente da OAB-BA parabenizou a Jovem Advocacia por mais um evento de sucesso e destacou que o Conselho Jovem é uma referência mesmo nos tempos difíceis que estamos vivendo. "Estamos construindo um grande legado e a OAB Jovem da Bahia quer fazer e faz bem".

Amadurecimento
O curso oferecido pela OAB Jovem vem suprir uma necessidade que muitos advogados, sobretudo aqueles iniciantes, têm nas suas carreiras. Para a diretora da ESA, é fundamental aproveitar ações dessa natureza para amadurecer profissionalmente. 

"Esse curso é uma excelente oportunidade para que a gente consiga pegar algumas técnicas para ter mais tranquilidade de falar em público. A gente consegue da nossa casa se capacitar para fazer esse trabalho que no dia a dia deixa nossas mãos suadas e pernas tremendo. Essa troca de experiências é extremamente importante", afirmou Thaís Bandeira.

Atual tesoureiro da OAB-BA e membro honorário do Conselho Jovem, Hermes Hilarião frisou o quão importante é suprir essa demanda dos colegas que iniciam na profissão. "Eu sei o quão é difícil falar em público, fazer a primeira sustentação oral, representar o cliente, dialogar com os tribunais, respeitar as formalidades, enfim. E esse momento de pandemia tem sido uma oportunidade para que a jovem advocacia possa exercer a sustentação oral".

Palestrante responsável pela primeira aula, Giovanna Piacentini deixou claro que a oratória não é um dom, mas uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida por todos. "Tinha pavor de falar em público e em algum momento percebi que precisava me destacar e, para isso, precisava desenvolver a minha oratória", concluiu.