[Colóquio homenageia advogada militante Eunice Martins]

Colóquio homenageia advogada militante Eunice Martins

Evento tratou da importância da implementação das cotas raciais no Sistema OAB

Cercado de muita emoção, aconteceu na noite desta quinta-feira (26) o I Colóquio Eunice Martins - Enegrecendo o Sistema OAB: Passos para o combate do racismo, que tratou da importância da implementação das cotas raciais no Sistema OAB. O evento foi uma iniciativa da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial.

O evento online contou com as participações da presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB da Bahia, Dandara Pinho, da secretária-geral da Seccional, Marilda Sampaio, do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, além do advogado Marcelo Colen, dos integrantes da Comissão Gabriela Santos, Regivaldo Menezes e Laís Conceição, além da presidente da Comissão Nacional da Igualdade Racial, Sílvia Cerqueira.

De acordo com Dandara Pinho, o colóquio não poderia deixar de homenagear Eunice Martins. "Essa mulher negra e grande advogada que muito contribuiu para o nascedouro da Comissão da Promoção da Igualdade Racial e fortalecimento dos movimentos sociais", disse.

Dandara registrou ainda o compromisso da bancada da Bahia no Conselho Federal, que sustentou a não admissibilidade dos embargos impostos pela Seccional do Paraná e votou para que os 30% de cotas do Sistema OAB sejam para além das Seccionais e cheguem a todos os órgãos da Ordem.

Para Sílvia Cerqueira, a homenagem a Eunice Martins é mais do que justa. "É um grande acerto homenagearmos essa mulher negra e combativa que esteve trilhando um caminho que agora nós estamos chegando com essa vitória das cotas raciais", frisou.

Marilda Sampaio destacou o trabalho da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB da Bahia que, acima de tudo, "tem trazido para nós a ideia essencial do que é desenvolver políticas e serviços dentro da instituição que venham superar as desigualdades".

Segundo Luiz Coutinho, é uma honra poder participar desse momento que ele definiu como histórico. "É um momento paradigmático para a advocacia da Bahia. Hoje nós reconstruímos a nossa história e homenageamos essa grande guerreira que é Eunice Martins", concluiu.