Notícias

Cine ESA exibe "12 Homens e Uma Sentença"

A Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA) encontrou uma forma criativa e prazerosa de promover debates sobre o Direito: o cinema. A ESA-BA lançou na última sexta-feira (16) o projeto "Cine ESA - O Direito através da Arte", que tem como objetivo suscitar discussões jurídicas a partir da exibição de filmes que abordem temas cuja compreensão envolva o Direito.

A estreia aconteceu na tarde de sexta (16), e a sala de exibição ficou lotada de advogados e estudantes de Direito quer foram assistir o filme espanhol Mar Adentro (2004), dirigido pelo chileno radicado na Espanha Alejandro Amenábar. A película conta a história verídica de Ramón Sampedro, um espanhol que ficou tetraplégico depois de um mergulho e viveu 29 anos após o acidente sendo cuidado por seus familiares e lutando pelo direito de "morrer dignamente", como ele mesmo dizia. Seu caso foi levado aos tribunais em 1993 para conseguir a legalidade da eutanásia, mas o pedido foi negado.

Presente à estreia, o diretor geral da ESA-BA Luiz Augusto Coutinho ficou satisfeito com o sucesso do projeto. "O advogado deve estar sempre atento aos temas que emergem na sociedade contemporânea, pensando nisso, a ESA-BA oferece aos advogados baianos, de forma pioneira no estado, uma importante ferramenta capaz de gerar reflexões e debates".

A próxima sessão do Cine ESA acontece na próxima sexta-feira (23), às 17h, com "12 Homens e Uma Sentença" (1957), um clássico do cinema americano. Dirigido por Sidney Lumet, e estrelado por Henry Fonda, Martin Balsam e John Fiedler, o filme aborda o julgamento de um jovem porto-riquenho que é acusado de ter matado o próprio pai. Quando ele vai a julgamento, doze jurados se reúnem para decidir a sentença, levando em conta que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze dos jurados têm plena certeza de que ele é culpado, e votam pela condenação, mas um jurado acha que é melhor investigar mais para que a sentença seja correta. Para isso ele terá que enfrentar diferentes interpretações dos fatos, e a má vontade dos outros jurados, que só querem ir logo para suas casas.

O Cine ESA acontece na sede da ESA-BA, ao lado do Fórum Ruy Barbosa. A entrada é gratuita, com direito a pipoca e refrigerante, e as vagas são limitadas. Inscrições pelos telefones 3322-0579 e 3322-3765.