Notícias

Casa de Justiça do Piauí: Direito do trabalhador é tema de palestra em maio

Segundo Estado a ter implementada uma Casa de Justiça e Cidadania,  o Piauí apresenta vasta programação para os próximos meses na unidade de Teresina. Após a realização de dois eventos significativos em março, a Casa piauiense realiza, em maio, programação de palestras que abordam como tema os princípios dos direitos fundamentais no trabalho, como forma de marcar o Dia do Trabalhador. A primeira Casa do programa, lançado ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi implantada em Montes Claros (MG).

Em junho, a programação será voltada para o Meio Ambiente e, em agosto, a equipe prepara eventos com o intuito de conscientizar a população sobre a importância dos Direitos Humanos com dados sobre indicadores de direitos humanos e o estudo de impacto de violações desses direitos. Dessa forma, a Casa de Justiça e Cidadania do Piauí, a exemplo da que está instalada em Montes Claros (MG), se firma como um espaço em Teresina à disposição da população para a realização de cursos, palestras e eventos, como forma de conscientizar os cidadãos e oferecer ajuda para a solução de questões comunitárias e judiciais. Veja aqui a programação

Na prática, o projeto do CNJ consiste na implementação de centros de voluntariado voltados para deixar os cidadãos mais próximos do Poder Judiciário e da cultura jurídica brasileira, por meio do trabalho voluntário e de parceria com a sociedade.

Além das Casas de Montes Claros (MG) e de Teresina (PI), o CNJ inaugurou, na última sexta-feira (20/03) , a Casa de Justiça e Cidadania de Macapá (AP). Já estão previstas as instalações de outras duas: em Florianópolis e Camburiú (SC), no dia 18 de maio. E, posteriormente, em Planaltina (DF).