Notícias

Cartórios vão integrar reconhecimento de firma

Com o Projeto de Informatização dos Cartórios Extrajudiciais, que é uma das metas do Tribunal de Justiça para este ano, o reconhecimento de firmas poderá ser feito em qualquer cartório do Estado, independentemente de onde a pessoa tenha feito o primeiro registro.

Esta conexão nos serviços cartorários, como forma piloto, vai começar pelos Tabelionatos de Notas, a partir da instalação do Sistema Extrajudicial, um programa de informática que possibilita a integração dos serviços dos cartórios da Capital e do interior.

O projeto foi implantado, inicialmente, no 2º Tabelionato de Notas de Feira de Santana e no Tabelionato de Amélia Rodrigues, com o Módulo Firmas, cuja função é a abertura e reconhecimento de firmas e a autenticação de documentos, para uma melhor prestação dos serviços e emissão de atos cartorários. Como unidades piloto, esses dois tabelionatos estavam em fase experimental.

Técnicos da área de informática do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj) estiveram, na semana passada, trabalhando no Fórum de Feira de Santana, na avaliação e atuação do sistema, para verificar a necessidade de ajustes e analisar a infraestrutura do 1º e 3º Tabelionatos da Comarca, para tomada de providências objetivando a expansão do sistema, com a integração de todos os tabelionatos.

“O Projeto possibilitará o reconhecimento de firma em qualquer cartório do Estado, proporcionando ao cidadão independência com relação à unidade onde foi realizado o primeiro registro”, destaca o superintendente do Ipraj, Pedro Vieira, acrescentando que na próxima semana a comarca de Amélia Rodrigues receberá a visita da equipe.

Durante os trabalhos na Comarca de Feira de Santana, o juiz Walter Ribeiro, diretor do fórum, tabeliães responsáveis e representantes do Sinpojud deram apoio à equipe do Ipraj e da Comissão de Informática, que esclareceram dúvidas sobre o sistema e o processo de informatização dos cartórios.