Carteiras de estagiários entregues durante solenidade

Na tarde desta quinta-feira, foram entregues 75 carteiras de estagiários em solenidade, presidida pelo secretário-geral da Casa, Antônio Menezes, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) que estava repleto de parentes dos novos integrantes do quadro de estagiários da Ordem. A importância do empenho durante o estágio e a Aula Magna da ESAD foram alguns dos temas citados.

Menezes iniciou a cerimônia falando sobre as Subseções, a função do Conselho Federal, os órgãos que são interligados com a Ordem, como a Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (Esad), a Caixa de Assistência ao Advogado da Bahia (Caab), o Clube dos Advogados, além de explicar a função do Tribunal de Ética. Também aproveitou a oportunidade para lembrar que amanhã (20), às 19 horas, acontecerá a Aula Magna da ESAD que contará com a palestra da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a desembargadora Eliana Calmon, no auditório da OAB-BA.

Na seqüência, o secretário-geral passou a palavra para o professor e advogado Taurino Araújo que falou emocionado sobre o recebimento da carteira. "O ritual por que passam lembra o ritual de todos nós. Receber da OAB a carteira de estagiário, poder praticar a teoria e realizar a teorização da prática num constante movimento de ensinar e de aprender. Agora são estagiários da Ordem. Depois, com certeza, um dia dormem bacharéis e no outro acordam advogados".

A leitura do compromisso foi feita pelo bacharelando Pablo Monteiro Cardoso. Em seguida, Menezes voltou a falar e deixou uma frase para os presentes refletirem. "A cada dia que passa aumenta o número de estudantes de Direito e a quantidade de Faculdades de Direito. Muitos destes estudantes só ingressam no curso para poder ter a formação e prestar concursos. Sou militante há muito tempo e sou apaixonado pelo que faço. Será que ser apenas advogado não basta?".

A mesa alta foi composta por Ary Moreira, diretor tesoureiro da OAB-BA, a juíza da 1ª Vara de Família, Rosa Ferreira de Castro, os advogados Ivan Freire do Bonfim, Esdon Reis Santana, Marco Quintas Gonçalves, Ronaldo Mendes, José Ângelo, Marcos Paulo Fontes Calheira, o presidente da Comissão de Apoio às Sociedade de Advogados, André Godinho, além do secretário-geral, Antônio Menezes e do professor Taurino Araújo.

Solenidade - Fotos: Angelino de Jesus