Britto reúne-se hoje com Tarso: quer PF apurando corrupção eleitoral

Brasília, 04/02/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, se reunirá às 9h00 de hoje (04) com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para reivindicar o envio de uma força-tarefa da Polícia Federal a Alagoas, a fim de preparar inquéritos relativos a mais de 300 denúncias de corrupção eleitoral registradas nas últimas eleições. Esse volume de denúncias foi recebido pela Seccional alagoana da OAB, a maioria acompanhada de provas, mas os inquéritos para a punição dos corruptos não tiveram qualquer andamento, uma vez que a polícia estadual não dispõe de efetivo ou estrutura suficiente para prepará-los. A reunião será realizada no gabinete do ministro.

As denúncias de corrupção eleitoral começaram a chegar à OAB alagoana em março último, quando a entidade reuniu a Polícia Federal, Igreja, o Ministério Público e outras instituições representativas da sociedade para se mobilizarem no combate à corrupção. O movimento deu certo e muitas denúncias foram recebidas, totalizando, durante o período de campanha eleitoral, mais de 300.

As denúncias, no entanto, ficaram sem qualquer apuração porque a polícia informou não ter condições, físicas e de pessoal, para preparar os inquéritos. O relato foi feito pelo presidente da Seccional da OAB alagoana, Omar Coelho de Mello, que também participará da reunião com Britto e Tarso Genro. "A frustração da sociedade alagoana é grande. Há denúncias de crimes com provas e tudo o mais que não resultaram em nada, pois não há quem as apure", afirmou. "Nosso objetivo é limpar o Estado de Alagoas, que tem a maior classe política corrupta do País".

Cezar Britto chama a atenção para o fato de que, se nada for feito, os candidatos corruptos voltarão a cometer as mesmas práticas nas eleições de 2010. "Queremos que o Ministério da Justiça designe uma força-tarefa para preparar esses inquéritos em Alagoas e mandá-los para a Justiça eleitoral. Só dessa forma teremos punição para os que compraram votos e voltaremos a ver a sociedade confiante de novo", afirmou Cezar Britto.