Britto ressalta currículos dos indicados e serviços que podem prestar ao CNMP

Brasília, 01/07/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, ressaltou hoje (01) a importância da aprovação, pelo Pleno do Senado Federal, das indicações da entidade para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) - os advogados Adilson Gurgel de Castro e Almino Afonso Fernandes. Ao cumprimentar os indicados, ele destacou a "robusteza" do trabalho desenvolvido pelos dois advogados à causa da Justiça brasileira, expressa em seus currículos (abaixo), e entende que "eles terão ainda grandes serviços a prestar como conselheiros do CNMP, o órgão de controle externo do Ministério Público".

O advogado potiguar Adilson Gurgel de Castro, 59 anos, completou recentemente 35 anos de profissão, 26 dos quais participando de atividades da OAB em diversos postos. Foi até sua indicação pela OAB conselheiro federal da entidade e presidente de sua Comissão Nacional de Ensino Jurídico, desde o início da gestão presidida por Cezar Britto.Ex-presidente da Seccional da OAB-RN, é formado bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1973, e mestre em Direito pelo curso de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Diplomado pelo Clover Park High School, do Estado Washington (EUA) e detém o Michigan Certificate of Proficiency in English, da Universidade de Michigan.

O advogado Almino Afonso Fernandes, 46 anos, natural de Brasília (DF), exerce a advocacia há 24 anos e se formou bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás em 1985. Já no ano seguinte, 1986, iniciou sua intensa atividade nos quadros da OAB, sendo membro fundador da Subseção de Colíder, no Mato Grosso, Estado que hoje representa como conselheiro federal na entidade. Almino tem cursos de pós-graduação em Direito Constitucional, Tributário e Administrativo (Drieito do Estado/ Master Stale Law) pela Unviversidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, e de doutorado pela UCSE, da Argentina. Advogando em Cuiabá (MT), atua mais no ramo de Direito Público, com ênfase nos Direitos Eleitoral e Constitucional.