Notícias

Britto participa amanhã de repúdio a mortes em série de advogados em PE

Brasília, 25/03/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, estará amanhã (26) em Recife (PE), onde participará de um ato público em repúdio à série de assassinatos de advogados que vem ocorrendo no Estado. Só este ano, já foram mortos quatro profissionais da advocacia no interior pernambucano. O ato público será realizado às 15h no plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco, durante sessão especial da Assembléia. A promoção é da Seccional da OAB de Pernambuco.

Membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional da OAB de Pernambuco, Manoel Bezerra de Mattos foi assassinado em 24 de janeiro. Ele morava em Pernambuco, mas foi assassinado por homens encapuzados em uma casa de praia em Acaú, Paraíba. Cinco dias depois,  Antonio Augusto de Barros foi executado por quatro tiros de pistola em Lagoa de Itaenga, Mata Norte (PE). No dia 3 de março, o advogado criminalista e vice-presidente do diretório do PSB em Arcoverde, Luiz Antônio Esteves de Brito, foi assassinado a tiros em seu escritório na cidade. No dia 04, foi assassinado em  Olinda o advogado trabalhista José Marcos Carvalho Filho.

O ato público também pedirá alternativas governamentais contra a onda violência no Estado e a atuação de grupos de extermínio e de pistoleiros no estado. Só no ano passado, segundo relatou o presidente da OAB de Pernambuco, Jayme Asfora, foram registrados 4.500 homicídios no Estado, o mesmo número de 2007. "Esses assassinatos representam uma afronta ao Estado Democrático de Direito, quer tenham sido motivados pelo exercício da profissão quer não", afirmou Asfora.

Também participarão do ato público no Recife os presidentes das Seccionais da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, e do Piauí, José Norberto Lopes Campelo.