[Aulas do novo Curso de Juizados Especiais ficarão disponíveis a partir de 18 de dezembro para toda a advocacia]

Programa inédito e gratuito contempla Juizados Especiais Estaduais, Federais, da Fazenda Pública e Criminais

A  OAB da Bahia, por meio da Comissão de Juizados Especiais, apresenta, a partir do dia 18 de dezembro, o novo Curso de Juizados Especiais: Estaduais, Federais, Criminais e da Fazenda Pública. As aulas estarão disponíveis no site da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), e contará com um um panorama profundo sobre os Juizados Especiais dedicado a complementar a formação de advogadas, advogados e estudantes do Direito.

O lançamento oficial do curso aconteceu no dia 5 de dezembro, no Salvador Shopping Business, e contou com a presença da vice-presidenta da OAB da Bahia, Christianne Gurgel, do diretor-tesoureiro da OAB da Bahia, Hermes Hilarião, do presidente da Comissão de Juizados Especiais, Rod Macedo, a diretora de convênios da CAAB, Vanessa Lopes, do diretor acadêmico da Comissão de Juizados Especiais, Marcus Serra Jr., além de presidentes, presidentas e integrantes de comissões da OAB-BA que compõem a grade de professoras e professores do Curso de Juizados Especiais - a lista completa pode ser conferida no site da ESA-BA.

Com o objetivo de estudar, sob as perspectivas teórica e prática, a atuação da advogada e do advogado no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis desde o primeiro contato com o cliente até a conclusão da causa, com a satisfação da pretensão deduzida em juízo.

A vice-presidenta da OAB da Bahia, Christianne Gurgel, saudou o lançamento do novo curso destacando os efeitos para toda a Justiça: "É uma iniciativa de suma importância que tanto fortalece quanto capacita a advocacia a partir deste programa dedicado aos Juizados Especiais - o que também fortalece todo o sistema dos Juizados. É isso que desejamos: que todos os atores do sistema de Justiça estejam cada vez mais fortes, privilegiando a celeridade e o trabalho intenso diante de uma missão extremamente importante, como a dos Juizados.

O diretor-tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, apontou o curso como mais uma iniciativa da Seccional em prol do aperfeiçoamento no trato com os Juizados: "Registro, acima, de tudo, o empenho para que esse curso fosse realizado e a importância de disponibilizarmos 60 horas, em um curso gratuito, para que toda a advocacia possa exercer, com mais dignidade, seu ofício. É resultado de muito trabalho da OAB da Bahia, com a Comissão de Juizados Especiais, realizando as blitz nas unidades dos Juizados e buscando construir um diálogo em relação às demandas e necessidades que a classe enfrenta no dia a dia nos Fóruns por toda a Bahia. Tenho certeza que nós vamos continuar nos mobilizando, realizando campanhas de conscientização e dialogando com o judiciário para prestigiar os direitos da cidadania", concluiu Hermes.

O presidente da Comissão de Juizados Especiais, Rod Macedo, que coordena o curso ao lado do advogado Marcus Serra Jr., diretor acadêmico da Comissão, destacou a importância do novo programa de formação criado pela Comissão: "Trata-se de um curso sem precedentes na história da advocacia baiana, uma vez que contempla uma ementa teórica e prática, abordando Juizados Especiais Estaduais, Federais, da Fazenda Pública e Criminais, com os melhores professores e professoras. Além disso, o curso é completamente gratuito e conta com mais de 60 horas, que serão integralmente disponibilizadas através de vídeo-aulas à toda a advocacia", completou Rod.

A diretora de convênios da CAAB, Vanessa Lopes, também reiterou a importância do novo programa: "Conhecimento nunca é demais, e a especialização é cada vez mais imprescindível. É um convite de todo o sistema da OAB da Bahia para que advogadas e advogados aproveitem a oportunidade e acompanhem o curso de maneira integral, das matérias basilares aos detalhes apresentados por advogadas e advogados de grande excelência e que fornecem recursos e oportunidades para que toda a advocacia seja exercida de modo pleno", disse a diretora da CAAB.