"As dificuldades são crônicas e generalizadas em todo o estado", disse presidente da OAB-Juazeiro
Rubnério Ferreira falou sobre os problemas enfrentados pela advocacia juazeirense em entrevista ao OAB no Rádio
O programa OAB no Rádio desta sexta (09) recebeu o presidente da OAB de Juazeiro, Rubnério Ferreira. O entrevistado falou sobre a realidade da advocacia na região, com destaque para os principais desafios enfrentados pela classe.
Apresentado por Luís Ganem, o OAB no Rádio é realizado em parceria da Rádio ALBA, a Seccional baiana e Fundação Paulo Jackson e vai ao ar na Rádio ALBA e no Instagram da OAB-BA.
Ao falar sobre os problemas do Judiciário, Rubnério disse que "as dificuldades são crônicas e generalizadas em todo o estado" e chamou a atenção para a falta de comunicação com a advocacia.
"A Justiça tem disponibilizado o Balcão Virtual e e-mails, mas a gente percebe grande dificuldade na comunicação. A classe se sente impotente, porque não consegue entender o que está acontecendo", explicou.
Também segundo o entrevistado, os problemas de comunicação com o Judiciário se devem a fatores como falta de recursos humanos e falta de estrutura física, mas que a subseção tem buscado solucionar os problemas por meio do diálogo.
"Nossa relação com o Judiciário é bem pacífica e marcada pelo diálogo, o que facilita muito, porque a gente acaba acompanhando os esforços que eles fazem para nos atender", explicou.
Ainda entre os problemas, o presidente da subseção lembrou que a chegada da pandemia piorou a situação da advocacia, sobretudo para os mais jovens, não só em Juazeiro, mas em todo o interior. "Não tinha como conseguir cliente nem como trabalhar direito", disse.
O advogado também falou sobre a morosidade da Justiça e destacou como as mais problemáticas a Vara da Fazenda Pública e Justiça Federal. "Inclusive a JF, por ser tão essencial, tinha que ser uma das mais céleres, o que não acontece", pontuou.
A entrevista contou, por fim, com o agradecimento de Rubnério à atuação da OAB-BA junto à advocacia do interior. O advogado também informou que a sede da subseção de Juazeiro será reinaugurada, após reforma feita pela seccional.
"Vamos ter elevador, porque não tínhamos acessibilidade, Sala de Advogado e Sala de reunião. Fica nosso agradecimento ao presidente Fabrício Castro por abraçar nosso pedido de reforma", agradeceu.