2º Ciclo de Estudo da COMPIR lota auditório da OAB-BA

Nesta quinta-feira, 29, a COMPIR - Comissão de Promoção da Igualdade Racial – realizou, durante todo o dia, o 2º Ciclo de Estudo sobre a afrodescendência no auditório da OAB-BA. O Presidente da Seccional, Saul Quadros, abriu o evento saudando a todos os presentes, membros da mesa e a Presidente da Comissão, Eunice Martins. "É com grande satisfação que a nossa casa recebe mais um evento desta comissão tão dinâmica e empenhada em debater temas de grande importância social", ressaltou.

Em seguida, com a palavra, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, discorreu sobre a trajetória das Leis Anti-racistas até os dias atuais. O professor fez questão de abordar a questão das cotas e a sua importância para os afrodescendentes. Ainda no período da manhã, a Conselheira Federal da OAB, Silvia Cerqueira, tratou sobre o Estatuto da Igualdade Racial. "Falta o debate aprofundado e, principalmente, o conhecimento sobre a importância do negro para a construção da nação brasileira", enfatizou.

Dando continuidade ao Ciclo no período da tarde, o Vice-Presidente da OAB-BA, Antônio Menezes falou sobre o papel da OAB e seu Estatuto, de 1994. Ele lembrou que a Ordem, desde a sua criação em 1930, acompanhou todos os momentos históricos do país apresentando pareceres e debatendo os principais temas. "A função da OAB não se resume apenas em selecionar quem deve ser ou não advogado, através do Exame de Ordem, mas também de promover a defesa da sociedade no debate sobre as questões coletivas e sociais", afirmou. Ele também explanou sobre a estrutura institucional da Ordem, formada pelas Seccionais e Subseções, ESAD, Tribunal de Ética e sobre alguns projetos da Ordem, como o OAB vai à escola, iniciativa que leva aos estudantes de escolas públicas noções de direito e cidadania.

Em seguida, o Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade, Professor Hélio Santos, falou sobre "Diáspora Africana: Preconceito, Racismo e Discriminação". Em sua apresentação, ele explicou os diferentes tipos de preconceitos, racismos e discriminações, além da diferença entre esses termos. Ele também pontuou sobre a identidade negra em todos os cantos do mundo. "Quando negros de diferentes países se encontram, eles se identificam, porque possuem uma história em comum", disse. Para ele, a África potencializou a Europa e a América. "Os países americanos foram construídos pelos braços africanos. E os negros tiveram que se adaptar e se reinventar fora da África", finalizou.

Para a Presidente da COMPIR, Eunice Martins, é fundamental agregar um maior número de debatedores para transmitir a importância da conscientização da população sobre a afrodescendência. "Às vezes, a pessoa que participa do movimento contra o racismo não tem conhecimento do valor e da relevância social dos aspectos que realmente afligem os afrodescendentes. É necessário que aprofundemos as discussões", defendeu. Além disso, Eunice Martins agradeceu o apoio dado pela OAB-BA. "Esta casa é a casa do povo e está sempre de portas abertas para as lutas sociais, principalmente em relação ao combate à discriminação", concluiu a Presidente.

2º Ciclo de Estudo da COMPIR - Fotos: Angelino de Jesus
Saul Quadros Eunice Martins