Notícias

[OAB Jovem promove Audiências Simuladas em modelo híbrido]

OAB Jovem promove Audiências Simuladas em modelo híbrido

Projeto acontecerá na sede da OAB Bahia, com possibilidade de participação online. As inscrições são gratuitas

A OAB Jovem da Bahia promoverá, a partir do próximo sábado, 16 de julho, uma nova edição das Audiências Simuladas, um dos principais projetos da OAB da Bahia voltado à formação da jovem advocacia, de estudantes e de bacharéis em Direito.  

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, explicou a importância das audiências simuladas: "Muitas vezes a jovem advocacia chega ao mercado de trabalho ainda se sentindo despreparada, cheia de dúvidas, carente da prática que os profissionais adquirem no exercício da profissão. Com esse projeto, a OAB busca preparar os jovens advogados e advogadas para atuarem nas futuras audiências com toda segurança".
 
Sarah Barros, presidenta do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), ressaltou o aperfeiçoamento prático possibilitado pelas simulações: "O projeto é pensado para os profissionais em início de carreira, que não tiveram a oportunidade de ter prática em audiência ou se sentem inseguros para realizá-las, por dúvidas sobre a forma de se portar, de falar com juizes, promotores, com o cliente, de contraditar uma testemunha, de fazer perguntas.  As Audiências Simuladas possibilitam o exercício e o aprimoramento a partir da vivência prática", completou. 
 
O projeto ocupará quatro sábados, e acontecerá nas modalidades presenciais, na sede da OAB Bahia, e online, onde os inscritos poderão acompanhar as simulações através do link encaminhado pelo e-mail informado no cadastramento. O modelo híbrido está permitindo a participação maciça da advocacia do interior - as audiências já contam com mais de 2000 inscritos.   
 
O primeiro encontro, no dia 16 de julho, terá como área o Direito Penal. 23 de julho será a vez do Direito de Família. 30 de julho, o foco será o Direito Trabalhista e, no primeiro sábado de agosto, dia 6, o Direito Previdenciário.  
 
Para Sarah Barros, serão oportunidades de se preparar para o mercado a partir do contato com profissionais do mundo jurídico: "A primeira audiência muita vezes é um momento de medo do jovem advogado e advogada, pensando nisso e com o objetivo de fomentar  o ensino jurídico e a prática processual, desenvolvemos este projeto, trazendo professores, magistrados, membros do Ministério público  e simulando a audiência e a realidade do dia a dia da advocacia, para que possamos preparar melhor a advocacia para o mercado de trabalho e principalmente para ajudarmos aos colegas a enfrentarem o medo e o nervosismo desse momento", disse a presidenta do CCJA. 
 
As inscrições podem ser feitas através do Sympla. Para os participantes que comparecerão na sede da OAB, a OAB Jovem solicita, ainda, a doação de 1 kg de alimento não perecível.  
 
Audiência simulada em Direito Penal
 
Audiência simulada em Direito de Família
 
Audiência simulada em Direito Trabalhista 
 
Audiência simulada em Direito Previdenciário