Notícias

[OAB da Bahia recebeu Caravana Nacional de Prerrogativas em passagens por Salvador e Feira de Santana]

OAB da Bahia recebeu Caravana Nacional de Prerrogativas em passagens por Salvador e Feira de Santana

Presidenta da OAB-BA, Daniela Borges destacou importância do esforço conjunto para fortalecer prerrogativas da advocacia

A OAB da Bahia e a comitiva da OAB Nacional seguiram, na última terça-feira (4), com a Caravana Nacional de Prerrogativas para a cidade de Feira de Santana, cumprindo importantes agendas em prol de melhores condições para advocacia e de uma melhor prestação jurisdicional. 

Na segunda-feira (3), em Salvador, a agenda de compromissos projeto Mais Prerrogativas Pelo Brasil contou com visitas às Varas de Família e Sucessões, com o lançamento do formulário de coleta de dados de advogados; às Varas da Fazenda Pública e Varas do Consumidor; e ao Complexo da Mata Escura (parlatórios, COP); ao Fórum Criminal, para tratar das vagas de estacionamento e conhecer a Vara de Organização Criminosa, para tratar do acesso aos processos. No fim do dia, a comitiva participou do lançamento da plataforma Prerrogativa On-Line.

Em Feira de Santana, na terça (4), a Caravana Mais Prerrogativas foi ao Fórum Estadual, à Justiça Federal e ao Conjunto Penal. 

No Fórum Estadual, a presidenta Daniela Borges frisou que “todas essas ações são sempre no espírito do diálogo, da construção e de saber das dificuldades estruturais dos advogados. Ao mesmo tempo, somando esforços, muitas vezes nós levamos os peitos ao tribunal, junto aos magistrados. O objetivo da Caravana é ouvir e receber a advocacia. Porque, no final das contas, essa falta de estrutura e de recursos, também atinge a advocacia”, concluiu a presidenta da OAB da Bahia.

Daniela Borges enfatizou, ainda, a importância de reunir as caravanas da Seccional e da OAB Nacional: "É uma alegria para a OAB da Bahia receber a Caravana Nacional de Prerrogativas, com o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, e a vice-presidenta Cristina Lourenço. A força da OAB vem, justamente, de sua atuação sistêmica: OAB Nacional, Seccional e subseções fortalecendo a defesa das prerrogativas da advocacia onde quer que ela atue. E nós, da OAB-BA, que também fazemos nossa caravana por toda a Bahia, temos uma alegria mais do que especial de receber a Caravana Nacional, uma iniciativa do presidente Beto Simonetti e um trabalho incrível feito por essa gestão na defesa das prerrogativas da advocacia", disse a presidenta Daniela Borges.

Durante a passagem da Caravana Nacional de Prerrogativas pela Bahia, a presidenta Daniela Borges esteve acompanhada da vice-presidenta da OAB da Bahia, Christianne Gurgel; do diretor-tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião; do presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier; da vice-presidenta da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cristina Lourenço; do ex-presidente da OAB da Bahia e conselheiro federal, Fabrício Castro; da procuradora geral de prerrogativas da OAB Nacional, Mariana Oliveira; do procurador de prerrogativas da OAB da Bahia, Rafael Mattos; do presidente da Comissão de Direito e Prerrogativas, Victor Gurgel; e do presidente da subseção de Feira de Santana, Raphael Pitombo.

A vice-presidenta da OAB da Bahia, Christianne Gurgel, também avaliou a realização da caravana: "Continuamos ouvindo toda a advocacia baiana, caminhando pelas subseções. Agora, reunindo forças com a Caravana Nacional de Prerrogativas. Trocar experiências, ouvir relatos e unir forças para o reforço das prerrogativas de advogadas e advogados é essencial para o melhor funcionamento de todo o sistema de justiça. A passagem da Caravana Nacional de Prerrogativas na Bahia foi, sem dúvida, um grande êxito. Nenhuma prerrogativa a menos", enfatizou Christianne Gurgel. 

O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, comentou o sucesso da empreitada: "Fizemos grandes atividades institucionais na passagem da Caravana Nacional de Prerrogativas pela Bahia: conversamos com as lideranças da advocacia baiana, realizamos visitas essenciais em prol do exercício cotidiano da advocacia e conversamos com o Poder Judiciário. Esse é o objetivo da Caravana, estar próximo da advocacia da capital e do interior de todos os estados, levando a força do Conselho Federal para contribuir e colaborar na superação das dificuldades, disse o presidente da comissão nacional, Ricardo Breier.

Hermes Hilarião, diretor-tesoureiro da OAB da Bahia, comentou a realização do projeto Mais Prerrogativas Pelo Brasil: "A OAB Nacional e a OAB da Bahia realizam a Caravana de Prerrogativas para demonstrar a todas as autoridades públicas que as nossas prerrogativas são inegociáveis e essenciais para o exercício da advocacia. Advogadas e advogados somos indispensáveis para a administração da justiça, e só podemos exercer com plenitude e advocacia se tivermos os nossos direitos e prerrogativas respeitados. A partir disso, nota-se a importância desse ato conjunto, iniciando o projeto Mais Prerrogativas Pelo Brasil na Bahia, reunindo o sistema OAB em prol da advocacia".

Victor Gurgel, presidente da Comissão de Direito e Prerrogativas, enfatizou a importância do projeto: "Importante atuação da Caravana Nacional de Prerrogativas na Bahia. Estamos construindo soluções, identificando os problemas, escutando todas as partes envolvidas e buscando construir soluções. A advocacia precisa caminhar junta e unida em em busca de efetividade da prestação jurisdicional", ressaltou o presidente da Comissão. 

A procuradora-geral de prerrogativas da OAB Nacional, Mariana Oliveira, também destacou a importância de reunir as caravanas da OAB Nacional e da OAB da Bahia: "Tivemos a honra de receber, na Bahia, a Caravana Nacional de Prerrogativas, num movimento importantíssimo de ouvir a advocacia e de lutarmos, mais uma vez, pelas nossas prerrogativas. É a OAB da Bahia unida com o Conselho Federal e trabalhando pelas prerrogativas de toda a advocacia", completou Mariana. 

Para o procurador de prerrogativas da OAB da Bahia, Rafael Mattos, reunir os esforços da Seccional e do Conselho Federal fortalece a busca de respeito generalizado pelas prerrogativas da advocacia: "Acompanhamos com muito entusiasmo a passagem da Caravana Nacional de Prerrogativas aqui, na Bahia. Unir o Sistema Nacional com o Sistema de Prerrogativas da Seccional baiana, onde a Procuradoria e a Comissão de Direitos e Prerrogativas trabalham diuturnamente, fortalece a busca de melhores resultados para a advocacia baiana", falou o procurador.

A vice-presidenta da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cristina Lourenço, sumarizou a passagem da caravana pelo estado: "A Caravana Nacional de Prerrogativas, aqui na OAB da Bahia, participou de várias atividades, tanto na capital quanto na cidade de Feira de Santana. Tivemos a oportunidade de participar de desagravos, de visitar as Varas de Família e Sucessões e Varas da Fazenda Pública e Varas do Consumidor e percorrer os complexos penitenciários. Estivemos, ainda, com a advocacia de Feira de Santana, aproximando ainda mais o Conselho Federal e a OAB da Bahia e reafirmando o nosso compromisso com as prerrogativas".

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA