OAB-BA tratou da importância das prerrogativas da advocacia em curso de formação da Academia de Polícia Civil da Bahia
Comissão de Direitos e Prerrogativas participou de formação voltada para novos delegados, escrivães e investigadores
A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB da Bahia participou, na última quarta-feira (12), do curso de formação para os novos policiais civis ministrado pela Academia de Polícia Civil da Bahia (ACADEPOL).
Voltado para delegados, escrivães e investigadores, a participação da Comissão de Direitos e Prerrogativas, por meio do presidente da comissão, Victor Gurgel, e da diretora Adriana Abreu, é fruto de um diálogo construído com o atual diretor da ACADEPOL, José Fernando, e da constatação da importância do respeito às prerrogativas da advocacia no âmbito policial e no sistema de justiça.
Victor Gurgel, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, comentou sobre a importância da parceria: “Tratamos de temas como a importância das prerrogativas no ambiente acadêmico de formação policial, além de ressaltar a importância do papel da advocacia, proporcionando conhecimento técnico do funcionamento do sistema de justiça aos futuros agentes públicos. Além disso, a formação proporciona um ambiente mais harmônico e respeitoso no que tange às prerrogativas de advogadas e advogados”, disse Victor Gurgel.
O diretor da ACADEPOL, José Fernando, destacou a importância da participação da OAB da Bahia na formação: "A advocacia é indispensável, seja na garantia de respeito aos direito humanos, na formação de um conjunto probatório que possibilite o esclarecimento da verdade dos fatos, na observância da legalidade, na apresentação de requerimentos e petições que assegurem os direitos fundamentais da pessoa humana, dentre outras atividades. Penso que, em um curso de formação para policiais civis, é essencial que a OAB-BA esteja presente, porque é a partir do seu lugar de fala que os advogados poderão compartilhar com os novos servidores o valor e a importância desta relevante função", completou o diretor José Fernando.