Notícias

[OAB-BA inicia II Seminário Sobre Educação Jurídica]

OAB-BA inicia II Seminário Sobre Educação Jurídica

O evento é uma iniciativa da Comissão de Educação Jurídica

Teve início nesta segunda-feira (31) o II Seminário Sobre Educação Jurídica, que nesta edição debate o tema Currículo em Movimento. O evento é uma iniciativa da Comissão de Educação Jurídica da OAB da Bahia e acontece até a próxima quarta-feira (2).

No formato on-line com transmissão pelo canal da ESA-BA no Youtube, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Escola Superior da Advocacia. As palestras acontecerão sempre no período da tarde, a partir das 16h.

A abertura contou com a presença Diretoria da Seccional, das conselheiras federais Daniela Borges e Ilana Campos, da diretora da ESA-BA, Thaís Bandeira, do coordenador das Comissões, Adriano Batista, das presidentes das comissões Estágio e Exame da Ordem e Apoio ao Professor, Betha Nova e Joana Rodrigues, do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, além da presidente da Comissão de Educação Jurídica, Cínzia Barreto, responsável pela organização.

De acordo com Cínzia, a opção por discutir o currículo jurídico se deveu ao fato da Comissão querer transformar em ordinário muitas questões que aparecem em seminários, campanhas mas que ainda não estão presentes nas salas de aula. 

"Convidamos colegas professores e especialistas do estado e de fora da Bahia. Ao todo serão seis mesas compostas por pessoas competentes e que estarão presentes pela afinidade temática", disse. 

Para Daniela Borges, o ensino jurídico deve ser pensado como algo que precisa acompanhar a vida inteira do profissional do Direito, seja ele advogado, magistrado ou promotor. "A qualidade do ensino é decisiva porque não iremos exercer bem nossas profissões se não estivermos sempre nos atualizando se nos voltando aos livros", alertou.

A diretora da ESA, Thaís Bandeira, que é parceira na realização do evento, ressaltou que a Escola tem a missão de levar conhecimento jurídico aos colegas advogados e advogadas, sobretudo àquelas pessoas que estão no interior do estado. 

"A gente vê a possibilidade de colegas que estão a quilômetros de distância se unirem através de uma tela do zoom", disse. Ela agradeceu à Comissão de Ensino Jurídico pela parceria e por levar para a Escola um seminário tão importante, sobretudo nesse momento de pandemia

Betha Nova ressaltou que o trabalho que perpassa entre diferentes comissões e outros elos que compõem o sistema OAB une a instituição e favorece o seu crescimento. "Vamos continuar trabalhando juntos porque a gente só tem a ganhar com essa união".

O evento foi marcado também pela posse dos novos membros da Comissão de Educação Jurídica. O presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, ressaltou que as comissões são a alma da Ordem e que quase tudo o que acontece na instituição nasce no interior das comissões.

"Para que as coisas aconteçam, é preciso que as pessoas que se voluntariam para realizar esse trabalho tenham a disposição e disponibilidade. Por isso sou muito grato ao empenho de todos vocês", afirmou.

Adriano Batista destacou a organização da Comissão de Educação Jurídica e o trabalho de liderança de Cínzia. "Digo aos colegas que estão chegando que a dedicação terá que ser proporcional àquela que a presidente demonstra, mas eu tenho certeza que vocês serão muito bem conduzidos a isso".

Futuro
Segundo Luiz Coutinho, eventos como este são fundamentais para se discutir o futuro da educação jurídica e como a Ordem vai se posicionar diante de tantos influxos e novidades impostos pela pandemia. 

A secretária-geral da OAB da Bahia, Marilda Sampaio, frisou que é importante se questionar a respeito desse profissional que está sendo capacitando para o futuro. "Infelizmente, temos um ensino de má qualidade em muitas faculdades e, graças ao Exame de Ordem, há uma avaliação daquele profissional que será dedicado ao mercado", disse.

Joana Rodrigues reforçou que o Exame da Ordem é uma etapa importante para o advogado chegar preparado para assumir as responsabilidades que a profissão vai exigir dele, e que para essa aprovação é importante um ensino de boa qualidade.