[Conselho Jovem da OAB-BA é empossado para triênio 2022-2024]

Conselho Jovem da OAB-BA é empossado para triênio 2022-2024

Seccional conta com o maior número de integrantes em Conselho Jovem do país

Em solenidade realizada no auditório do Mundo Plaza, na última terça-feira (16), tomaram posse a Diretoria e o Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da OAB da Bahia para a gestão do triênio 2022-2024. Hoje, a OAB da Bahia conta com o maior Conselho Jovem do país, com mais de 100 integrantes.

Estiveram presentes na solenidade a presidenta da Seccional, Daniela Borges, o presidente da CAAB, Maurício Leahy, o conselheiro federal Fabrício Castro, o tesoureiro seccional e membro honorário da OAB Jovem, Hermes Hilarião, a secretária-geral da Seccional, Esmeralda Oliveira, a conselheira federal Marilda Sampaio, a vice-presidenta da Subseção de Lauro de Freitas, Tatiane Leão, os conselheiros seccionais Luiz Gabriel Batista Neves, que é também vice-diretor da ESA e membro honorário do CCJA, Joeline Araújo, Lucas Macedo, Marcus Rodrigues, Pedro Mascarenhas, Mailson Conceição, Beatriz Novoa e Yohana Marques.

Participaram também o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Eduardo Rodrigues, a vice-presidenta da Comissão de Direitos Sociais, Manuela Iglesias, o presidente da Comissão de Direito Digital, Diogo Gabriel, o presidente da Comissão da Justiça Federal, Gabriel Vila Nova, o presidente da Comissão de Direito Empresarial, Gustavo Góes, a presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Renta Deiró, o presidente da Subseção de Feira de Santana, Raphael Pitombo, a vice-presidenta da Subseção de Feira de Santana, Lorena Peixoto, o secretário-geral adjunto da CAAB e ex-integrante do Conselho Jovem, René Viana, o presidente da Comissão de Sistema Penitenciário, Vinícius Dantas, o coordenador do Colégio de Presidentes e presidente da Subseção de Teixeira de Freitas, Daniel Moraes, a presidenta da Subseção de Porto Seguro, Fernanda Salvatore, o presidente da Subseção de Paulo Afonso, Rodrigo Coppieters, a presidenta da Subseção de Bom Jesus da Lapa, Sandra Dourado, o presidente da Subseção de Jequié, Luiz Henrique Malta, e o ex-presidente da Subseção de Itaberaba Vinicio Alcântara.

A OAB Jovem está presidida pela conselheira seccional Sarah Barros, que foi reconduzida ao cargo, tem na sua Diretoria a vice-presidenta Gabriella Marinho, o diretor de relacionamento com o interior Murilo Moreira, o diretor de planejamento Pedro Henrique e a diretora de relações institucionais Daniele Barbosa.

Emocionada, Sarah Barros destacou a importância de cada integrante que se dispôs a fazer parte do Conselho. "Dizer que somos o maior Conselho do Brasil não significa nada se eu não tivesse cada um de vocês aqui", disse Sarah, que quebrou o protocolo e pediu uma salva de palmas aos mais de 100 membros da OAB Jovem.

Ao citar São Francisco de Assis, Sarah frisou que é preciso começar fazendo o necessário, depois o possível e assim se fará o impossível. "Essa frase representa muito bem toda uma caminhada. Tenho certeza que vocês que estão aqui enfrentaram batalhas, se viram diante de obstáculos, chegaram a pensar que não seria possível. Sei porque também já passei por isso e sigo caminhando com a certeza de que reclamar é clamar ao contrário", afirmou.

Daniela Borges destacou que a recondução de Sarah Barros à presidência da OAB Jovem é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos. A presidenta da Seccional disse que está sendo uma alegria muito grande caminhar ao lado deste Conselho Jovem tão representativo. "Vamos fazer muito pela jovem advocacia baiana que está no dia a dia enfrentando todos os desafios da nossa profissão".

Primeiro advogado a presidir o Conselho Jovem, Luiz Gabriel relembrou um pouco a trajetória deste órgão, que foi criado na primeira gestão do então presidente Luiz Viana, começou com 36 advogados e advogadas e hoje conta com mais de 100 integrantes. "Este é o órgão mais poderoso da OAB da Bahia. Precisamos falar de união porque a premissa desse Conselho sempre foi de pessoas unidas, que têm diferenças, divergências, mas que se mantêm pela união", afirmou Luiz Gabriel.

O tesoureiro seccional Hermes Hilarião afirmou que o CCJA é uma marca que traz orgulho e é resultado de muito trabalho, empenho e amor dedicados ao longo dos últimos nove anos. "Sinto uma grande emoção quando vejo onde nós chegamos. Lembro de quando tudo isso ainda era um sonho. Essa semente plantada foi regada e cuidada por muitas mãos e hoje podemos chamar tudo isso de realidade", afirmou.

Maurício Leahy expressou o seu entusiasmo com o crescimento deste Conselho. "Não poderia deixar de participar desse momento para desejar muita sorte à Sarah Barros e toda sua Diretoria. A Caixa de Assistência estará ao lado da OAB Jovem na construção de caminhos novos. Será um novo tempo para a advocacia baiana e para a CAAB", destacou.

Para René Viana, a posse do Conselho é o momento dos colegas que integram este órgão fortalecerem a luta que marca a sua história recente. "Neste momento sublime, a jovem advocacia renova os votos que assumiu há pouco tempo atrás de tomar as rédeas do protagonismo da sua história e encampar as lutas dos jovens advogados e jovens advogadas da Bahia", disse René.

Além do expressivo número de integrantes, o Conselho Jovem da OAB da Bahia tem se notabilizado ao longo do tempo pela atuação nas mais diversas frentes, como a luta pelo fim da cláusula de barreiras, descontos para a classe, mudanças nos provimentos e capacitação técnica.

O conselheiro federal Fabrício Castro destacou a importância dessa atuação transversal do Conselho. "Vocês não vão se limitar a temas específicos da jovem advocacia. Porque a jovem advocacia da Bahia atua em todos os segmentos da nossa profissão", disse Fabrício Castro.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA