Conferência de Mulheres discute Lei Maria da Penha na Seccional

Segurança Pública e a Transversalidade para as Mulheres foi o tema central da Conferência Livre da União Brasileira de Mulheres (UBM) que aconteceu, na tarde de hoje (7), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), localizado na Piedade. O evento contou, ainda, com a presença do presidente da Seccional, Saul Quadros.

Entre os principais assuntos debatidos, estiveram a Lei Maria da Penha e a sua fiscalização, execução e cumprimento; a violência na sociedade; e temas relacionados à violência contra a mulher, seja no âmbito familiar ou em qualquer outro local, com o intuito de que seja encontrada uma solução para que a violência contra a mulher seja extinta.  Além disso, foi discutida a necessidade de fazer com que essas conferências passem de municipais para estaduais e nacionais.

O presidente da Seccional baiana, Saul Quadros, aproveitou a oportunidade para dar um conselho aos participantes do evento: "Não deixem que essa conferência termine na elaboração de uma carta de intenções, por que carta de intenções já existem muitas. As discussões são muito importantes, pois são delas que nascem as melhores ideias. Mas tem que ir além para que as devidas medidas sejam tomadas", concluiu.

O evento também foi  aberto ao público presente que participu com sugestões de mobilização, contribuições para o debate e perguntas aos membros integrantes da mesa. Este encontro antecede a Conferência Estadual de Segurança Pública que acontecerá durante a próxima sexta-feira (9) e o sábado (10), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho.

A advogada e presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Lícia Cazumbá; a coordenadora Estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM), Patrícia Ramos; a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Brotas, Celi Carlos; a representante do Fórum Nacional de Mulheres Negras, Ubiraci Matildes e a representante do Fórum Comunitário de Combate à Violência, Maria Eunice Kalil compuseram alta mesa do evento.