[Com evento “Nasce o Sol a 2 de Julho: Justiça e Independência”, OAB da Bahia promove construção de memória histórica da independência baiana]

Encontro contou com palestras sobre o tema

Nesta quinta-feira (13), a OAB da Bahia realizou, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, o evento “Nasce o Sol a 2 de Julho: Justiça e Independência”. O encontro fez parte das atividades de comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia promovidas pela seccional e realizou um resgate histórico das lutas e dos movimentos independentistas ocorridos no estado.

O evento contou com várias palestras que abordaram a trajetória dos heróis e heroínas da independência baiana, a resistência popular ao exército colonial, a importância da Bahia na consolidação no processo de libertação do país, dentre outros aspectos ligados à emancipação brasileira do domínio português.

“A OAB da Bahia reafirma o seu compromisso com a história do nosso estado, celebrando o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia com esse evento incrível. Foram palestras imperdíveis, que trouxeram muito conteúdo e promoveram reflexão. Que nós possamos sempre honrar a nossa história e ressignificá-la para atuar no presente e construir um futuro ainda melhor”, afirmou a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.

A vice-presidenta da OAB-BA, Christianne Gurgel, elogiou o conteúdo das palestras do encontro. “Hoje foi muito mais do que um evento em homenagem ao Bicentenário da Independência. Nos encontramos aqui para ressignificar a história da independência do nosso país. Falamos aqui de Maria Quitéria, Maria Felipa e de Joana Angélica como mulheres de referência e heroínas da nossa história. Sem dúvidas, saímos muito mais enriquecidos deste encontro”, ressaltou.

“É muito importante estarmos aqui refletindo sobre os 200 anos da independência do Brasil. Hoje está sendo um dia extraordinário”, destacou o conselheiro federal da OAB-BA, Luiz Viana.

“Foi uma honra ter participado da abertura desse grande evento. Nós ouvimos palestras brilhantes sobre o tema. Parabenizo a OAB da Bahia por lembrar da importância desta data”, elogiou o presidente da CAAB, Maurício Leahy.

Participaram do evento Daniela Borges, presidenta da OAB da Bahia; Christianne Gurgel, vice-presidenta da OAB-BA; Luiz Viana Queiroz, conselheiro federal da OAB pela Bahia; Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; Felipe Freitas, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Lívia Sant'Anna Vaz, Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia; Júlio César de Sá da Rocha, diretor da Faculdade de Direito da UFBA; Rafael de Jesus Dantas, historiador, pesquisador e membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; Edvaldo Brito, vereador e professor da Faculdade de Direito da UFBA; Mônica Celestino, jornalista e pesquisadora; Marianna Farias, historiadora e pesquisadora da UFBA; Vanessa de Almeida Dócio, pesquisadora; e Trícia Calmon, superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).