[Alisson Lima é empossado presidente da OAB de Jacobina]

Alisson Lima é empossado presidente da OAB de Jacobina

Cerimônia aconteceu na sede da Subseção, nesta quarta-feira (9)

A nova Diretoria da Subseção da OAB de Jacobina tomou do mandato 2022-2024 em cerimônia realizada nesta quarta-feira (9). A Diretoria é formada pelo presidente Alisson Lima, pela vice-presidenta Priscila da Cruz, pelo secretário-geral Vinícius Sodré Filho, pela secretária adjunta Elaine Mascarenhas da Silva e pelo tesoureiro Matheus da Rocha.

Estiveram presentes na posse a presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, os conselheiros federais Fabrício Castro e Marilda Sampaio, que também é ex-presidenta da Subseção, a secretária-geral Esmeralda Oliveira, o secretário-geral adjunto Ubirajara Ávlia, o tesoureiro Hermes Hilarião, os ex-presidentes da Subseção Joel Vitória e Ari Cordeiro, o presidente da CAAB, Maurício Leahy, e o diretor da Caixa de Assistência René Viana.

Participaram também Michele dos Santos, presidenta da OAB de Campo Formoso, Daniel Moraes, presidente da OAB de Teixeira de Freitas, Rui Carlos, presidente da OAB de Itabuna, a conselheira seccional e presidenta da OAB Jovem, Sarah Barros, o conselheiro seccional Saulo Guimarães, a diretora da CAAB Juliana Camões e diversas autoridades públicas.

A presidenta Daniela Borges relembrou e mais uma vez lamentou a perda do colega Lucimário Queiroz, que foi morto a tiros em frente à Câmara de Vereadores da cidade de Saúde, na região de Jacobina, no dia 14 de fevereiro. A família do advogado estava presente na posse. "Lucimário Queiroz está presente e ele terá justiça. Estamos trabalhando incansavelmente para isso".

Daniela destacou também que a OAB é formada pelo trabalho de homens e mulheres que se dedicam à classe e que é muito importante reconhecer isso. "É muito importante a gente ter aqui hoje a presença dos ex-presidentes Joel, Marilda, Ari. É muito importante honrar a história daqueles que vieram antes da gente", afirmou.

Em seu discurso, o presidente Alisson destacou a representatividade que se faz presente na Diretoria e que a união entre todos aqueles que compõe o sistema OAB é fundamental para o desenvolvimento do trabalho. Assim, o presidente aproveitou a oportunidade para também empossar os membros das comissões da Subseção.

"Eu sei que a gente não consegue resolver os problemas se não tiver uma união e o diálogo com as instituições. A OAB não vai conseguir resolver tudo sozinha, por isso a gente está construindo pontes para manter os diálogos institucionais e resolver os problemas da advocacia e da sociedade", disse Alisson.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, fez uma homenagem à ex-presidente da Subseção e atual conselheira federal, Marilda Sampaio, pelo trabalho que ela vem realizando ao longo dos anos na OAB e destacou que espera manter a Caixa de Assistência em evidência não para apenas para esta ser vista, mas para demonstrar que a advocacia da capital e do interior terá o respaldo da instituição.

"Precisamos ter dois nortes nesta gestão: humanizar o atendimento à classe, porque as pessoas que nos procuram já estão com alguma vulnerabilidade; e ressignificar nossa atividade nesse retorno pós-pandemia, porque muitos colegas precisaram se desfazer dos seus escritórios e a CAAB precisa estar ao lado desses colegas que mais precisam", disse Maurício.

Em sua fala, Fabrício Castro agradeceu a Joel Vitória pelos serviços prestados na gestão passada, bem como o trabalho de Marilda Sampaio à frente da Secretaria-geral no triênio 2019-2021. Castro frisou ainda que a posse da Diretoria é uma forma dos gestores confirmarem o compromisso com a classe.

"Estamos aqui para que vocês ratifiquem com a classe e com a sociedade o compromisso assumido com a Ordem. Isso é muito importante porque a OAB só é uma OAB de verdade se a Diretoria que estiver à frente dela efetivamente cumprir esse compromisso", afirmou.

O ex-presidente da Subseção, Joel Vitória, agradeceu a todos aqueles que estiveram ao seu lado durante a sua gestão e afirmou que estar à frente da OAB é representar a classe e, principalmente, a instituição.

"Para isso é necessário ter o passo direto, a mão erguida e ouvido atento para ouvir os reclames dos colegas. A OAB esteve presente e nos anos anteriores aqui em Jacobina e eu tenho certeza que estará ainda mais presente nesse triênio que se inaugura", disse.

Marilda Sampaio afirmou que a Subseção de Jacobina está muito bem representada por Alisson e sua Diretoria. "Aqui há uma Diretoria que defende o papel da OAB, que vai além de defender os direitos e prerrogativas dos advogados. A Ordem exerce a sua função social e mostra o quanto nós somos importantes enquanto instituição", disse.

A vice-presidente da Subseção, Priscila da Cruz, desejou que o triênio seja vitorioso e que ao final desses três anos de mandato a Diretoria consiga cumprir a missão que lhe foi confiada. "Deixo desde já o nosso agradecimento a cada colega que votou em nossa chapa e nos apoiou", disse.

Além de Jacobina, a Subseção abrange as cidades de Caém, Caldeirão Grande, Capim Grasso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Mundo Novo, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA