[Secretário adjunto faz balanço de 2020 e antecipa planos para o ano que vem]

Secretário adjunto faz balanço de 2020 e antecipa planos para o ano que vem

Maurício Leahy participou do programa OAB no Rádio desta terça (08)

O secretário-geral adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy, foi o entrevistado do programa OAB no Rádio desta terça-feira (08). Além de fazer um balanço das ações da seccional na pandemia, Leahy aproveitou para antecipar medidas pensadas pela OAB-BA para 2021.

Realizado em parceria da Ordem com a Rádio ALBA, o OAB no Rádio é apresentado por Luiz Ganem e vai ao ar na Rádio ALBA e no perfil da OAB-BA, no Instagram, sempre às terças e sextas-feiras, às 10h.

Sobre as ações da seccional na pandemia, Maurício Leahy disse que, em um primeiro momento, a preocupação foi seguir os protocolas de segurança dos poderes públicos e fechar a sede.

"Tentamos minimizar os riscos inicialmente. Mas, graças ao viés pragmático do presidente Fabrício Castro, fomos adotando as medidas necessárias com três fases de retomada, para que os advogados pudessem ser atendidos", disse.

Entre as medidas, Leahy destacou a primeira entrega de carteiras virtual do Brasil, a realização de sessões on-line do Conselho Pleno e do Colégio de Presidentes, que buscou acolher as demandas da advocacia do interior.

Outra medida foi o julgamento virtual dos processos éticos. "Como esses processos eram físicos, a primeira coisa que fizemos foi adotar os julgamentos pela internet, para que não houvesse prejuízo para a advocacia, além de retomarmos os prazos", explicou.

Após a série de medidas, Leahy afirmou que a seccional já funciona normalmente hoje. "Todos os setores já estão em pleno funcionamento físico", ressaltou.

Ainda sobre as ações durante a pandemia, o secretário adjunto destacou a criação de um Comitê Gestor de Crise para garantir as prerrogativas da advocacia e dialogar com os tribunais.

"Por meio desse comitê, conseguimos construir uma interlocução com os tribunais, sobretudo com o TJBA, acompanhando todas as suas fases de retomada. É importante destacar, inclusive, que as coisas precisam continuar caminhando nessa nova realidade, porque os reclames da advocacia são constantes", observou.

Sede de Lauro de Freitas

Em relação aos projetos da OAB-BA para 2021, Leahy destacou a continuidade do programa de aquisição de sedes, com a construção da unidade de Lauro de Freitas.

"Vai ser mais uma importante conquista para a advocacia, que vamos conseguir executar com a ajuda do FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados)", ressaltou.

O secretário adjunto falou, ainda, sobre o congelamento das anuidades de 2021 com os valores deste ano e da continuidade do programa Fique em Dia, que fornece uma série de condições para que o advogado continue adimplente.

Também em 2021, Leahy disse que serão mantidos os cursos de capacitação da seccional, encampados pela secretária-geral, Marilda Sampaio, em busca da valorização dos colaboradores, e o programa OAB Digital.

"Este, sem dúvida, será o grande legado desta gestão, que vai permitir a digitalização de todos os nossos processos, fazendo com que a seccional funcione de forma otimizada, beneficiando, assim, a todos", concluiu.