"Saul respirava a advocacia e a Ordem", relembra Fabrício Castro

Nesta quinta-feira, uma sessão on-line homenageou o ex-presidente da Seccional

Em uma homenagem repleta de grandes nomes da advocacia nacional e muita emoção, a OAB da Bahia reverenciou o ex-presidente da Seccional baiana Saul Quadros. A sessão aconteceu de forma virtual, nesta quinta-feira (8), e foi transmitida pelo canal da OAB da Bahia no YouTube. Saul faleceu no dia dois de junho deste ano vítima de complicações da covid-19.

O presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, relembrou que o Dr. Saul teve na vida dois amores maiores: a família e a advocacia juntamente com a  OAB. "Saul respirava a advocacia e a Ordem. Eu iniciei a minha trajetória na Ordem pelas mãos do presidente Saul e, durante as suas duas gestões, deixou um legado que foi o resgate da credibilidade da Ordem", pontuou.

Cezar Britto, ex-presidente da OAB Nacional e companheiro de luta de Saul na defesa da classe, ressaltou que pessoas que marcam as nossas vidas vivem eternamente em nós. "Enquanto lembrarmos dessas pessoas, elas viverão. Saul é um quadro desse que permanecerá vivo dentro de cada um de nós", disse.

O também ex-presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia lembrou que Saul Quadros movimentava todos aqueles que o cercavam. "Ele nos fazia dar uma guinada nas nossas ideias porque víamos nele o homem determinado que foi. Um homem comprometido com as causas da liberdade, da democracia, da OAB e da sociedade".

Ophir Cavalcante destacou que Saul sempre foi um grande amigo e um batalhador incansável da advocacia. Ele contou que o homenageado se lançava num projeto de auxílio à advocacia nacional com o objetivo de resgatar alguns valores que, na sua avaliação, estavam perdidos. "Sinto muito que ele não tenha continuado essa luta, mas certamente nos deixou um legado e esse exemplo de compromisso com a advocacia".

Para além da OAB, Saul atuou ainda na ABRAT trabalhando sempre em defesa da advocacia. Otávio Pinto, atual presidente da ABRAT, lembrou que Saul Quadros honrou a entidade e deixou o seu nome no associativismo, que é a marca da advocacia trabalhista.

Participaram ainda da homenagem a Drª Ismênia, viúva de Saul, e demais familiares do advogado. Filho caçula do homenageado, Saul Quadros Neto agradeceu em nome da família às homenagens. "Tantos testemunhos carinhosos alentam nossos corações ainda magoados pela perda do nosso paradigma Saul Quadros", disse.

Carlos Ratis, presidente do IAB da Bahia, reverenciou a família Quadros e o ser humano que foi Saul. "Um exemplo de avô, pai, marido, amigo, advogado e tricolor apaixonado que apertava forte as nossas bochechas e salpicava fortes abraços e beijos. Onde o senhor estiver, saiba que continuará sendo inspiração e motivação para todos nós".

André Sturaro, presidente da ABAT reforçou a presença sempre marcante de Saul em todos os espaços que frequentou ao longo da vida e como ele estará presente naqueles que dividiram com ele esses espaços. "Saul Quadros Filho vive em nossos corações e em nossas memórias".

Fabrício Moreira, presidente da Subseção de Itapetinga, que em nome do Colégio de Presidentes frisou que é importante lembrarmos com alegria daquelas pessoas que foram especiais nas nossas vidas. "Saul no tempo que passou aqui marcou e vai ficar marcado na história da família Quadros, da família OAB e também para mim".

Funcionária mais antiga da OAB da Bahia, Rosângela Nascimento lembrou que Saul enquanto foi presidente da Seccional tinha o hábito de, ao chegar na sede, passar por diferentes salas para cumprimentar os funcionários. "Uma pessoas humana, solidária e justa", definiu.

Antônio Menezes, vice-presidente em uma das gestões de Saul e principal responsável pela homenagem, destacou a capacidade que Saul possuía de atender bem tantas demandas. "Era um homem tão organizado que conseguia, mesmo estando em uma campanha acirrada e trabalhando muito, dar conta das suas questões familiares".