[Presidente do TED é entrevistada do OAB em Pauta; ouça podcast ]

Presidente do TED é entrevistada do OAB em Pauta; ouça podcast

A presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-BA, Simone Neri, foi entrevistada no programa OAB em Pauta. O programa vai ao ar pela Rádio Alba e fica disponível em podcast. Durante a conversa, ela tirou dúvidas a respeito do funcionamento do TED e esclareceu pontos referentes à conduta profissional da classe.

Simone Neri destacou, por exemplo, que a atual gestão da OAB-BA tem implantado medidas no sentido de acelerar o andamento dos processos éticos. Assim, o número de turmas julgadoras subiu de cinco para nove e hoje o TED conta com 100 integrantes. Além disso, foi criado o Órgão Consultivo e a Defensoria Dativa para atuar nos processos éticos-disciplinares.

"Agora temos advogados que integram o TED e se dedicam exclusivamente ao Tribunal, não realizando nenhuma outra atividade institucional. No passado, os processos eram impulsionados por conselheiros que também eram membros de comissões e desempenhavam outras atividades, isso gerava uma sobrecarga e, consequentemente, atrasava o andamento dos processos", explicou.

Outro ponto que tem sido motivo de bastante discussão, a publicidade na advocacia também foi abordada na entrevista. Simone Neri destacou que há um empenho por parte da Seccional e do Conselho Federal em fiscalizar e punir excessos, mas também em informar aos advogados e advogadas a respeito do que pode e do que não pode fazer.

"A publicidade é um meio de divulgação do trabalho do advogado e nós temos regras que regulam isso. Nós passamos por um período de revisão dessa legislação, pois os meios de divulgação caminharam de forma muito rápida, e o Conselho Federal tem feito audiências públicas para ouvir a classe a respeito das mudanças pretendidas", disse.

Ouça aqui o podcast com o programa radiofônico OAB em Pauta, transmitido pela Rádio Alba na manhã do dia 30/01/2020, que teve como entrevistada a conselheira Simone Neri, presidente da Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA.
Apresentação :Luis Ganem (Rádio Alba)
Produção: Dalmir Campos (Ascom OAB-BA)