[OAB Vai à Escola promoveu ciclo com três turnos de palestras no Colégio Central da Bahia]

Edições de agosto, conduzidas pela advogada Eliasibe Simões, aconteceram nos dias 3 e 17

A OAB da Bahia realizou nos dias 3 e 17 de agosto, por meio de sua Comissão Especial de Direito na Escola, atividades de uma nova edição do projeto OAB vai à Escola para estudantes dos turnos vespertino e noturno do Colégio Estadual da Bahia – Central, com grande participação dos alunos, professores e do corpo diretivo da escola.

No dia 3, a advogada Anna Tereza Landgraf versou sobre o tema "Educação Financeira", e o advogado Daniel Hereda apresentou uma palestra intitulada "Conhecendo a nossa Constituição, Direito Cibernético e Fake News". No dia 17, o encontro abordou o tema "Injúria Racial, Racismo e as Leis que Regem o Tema no nosso País", na apresentação do advogado Marcos Allan Brito. O advogado Paulo Henrique Montenegro falou sobre "Direitos e Garantias na Constituição Federal de 1988, Estado Democrático de Direito e Democracia". Daniel Hereda, por sua vez, tratou sobre o tema "Proteção de Dados e Fake News".

Realizadora do projeto OAB Vai à Escola e presidenta da Comissão Especial de Direito na Escola da OAB-BA, Eliasibe Simões enfatizou a importância da presença da Ordem nas escolas públicas: "Nós ressaltamos o papel destacado da OAB no sistema democrático, sempre atuando em defesa da cidadania e dos direito humanos. Através do projeto OAB vai à Escola, fazemos valer, ainda, o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que estabelece que toda sociedade deve colaborar com a educação".

Eliasibe Simões destacou, ainda, a importância dos estudantes conhecerem as leis vigentes no Brasil: "Também é responsabilidade da juventude dedicar atenção aos nossos representantes, para que elaborem leis que sejam benéficas para o cidadão. Nestas visitas ao Colégio Central da Bahia, enfatizamos, ainda, a necessidade de que os estudantes acompanhem o funcionamento do poder legislativo do município, na Câmara de Vereadores, do Estado, na Assembleia Legislativa, e na esfera federal, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A atenção, a fiscalização e a conscientização dos estudantes são fundamentais para a nossa democracia", completou.