OAB no Rádio recebe Iran Furtado
Educação Jurídica foi o tema do programa
O advogado e professor Iran Furtado foi o entrevistado do programa OAB no Rádio desta terça (17). A entrevista tratou sobre o tema “Educação Jurídica e os desafios dos novos bacharéis”.
Ao afirmar que educar pressupõe emancipar, Iran denunciou o "estelionato educacional" que muitas instituições praticam. "Elas cobram pelo que não oferecem nem de perto. Essas faculdades não são nem mais ou menos", reclamou.
Ainda sobre o tema, o professor questionou como faculdades conseguem educar juristas sem matérias como filosofia, sociologia e antropologia. "Isso é criminoso. Eu vendo uma educação, cobro por ela, mas não a entrego", salientou.
Sobre os cursos à distância, Iran disse que o problema não é a virtualização das aulas, mas seu uso inadequado. "O EAD é uma ferramenta extraordinária. O problema é o desequilíbrio dessa relação, quando você a utiliza apenas para ganhar", ressaltou.
Ainda na entrevista, Iran disse não entender a repercussão sobre a dificuldade do Exame de Ordem e afirmou que o problema está nas instituições "caça-níqueis".
"É preciso que a sociedade saiba que o Exame de Ordem é uma prova pífia. Qualquer aluno meeiro passa no exame. Mas o que acontece é que essas faculdades fabricam profissionais, que pressionam e prejudicam os advogados capacitados", concluiu.