Notícias

[OAB no Rádio fala sobre realidade da advocacia em Luís Eduardo Magalhães]

OAB no Rádio fala sobre realidade da advocacia em Luís Eduardo Magalhães

O presidente da OAB-LEM, Arthur José Granich, foi o entrevistado do programa

Os problemas enfrentados pela advocacia no município de Luís Eduardo Magalhães (LEM) foram debatidos no OAB no Rádio desta terça (22). Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o presidente da OAB-LEM, Arthur José Granich.

Realizado em parceria da OAB-BA com a Rádio ALBA, o programa é apresentado por Luiz Ganem e vai ao ar na Rádio ALBA e no perfil da OAB-BA no Instagram, sempre às terças e sextas-feiras, às 9h. 

Ao falar sobre os obstáculos enfrentados pela classe, Granich destacou a ausência de servidores e de oficiais de justiça como um dos maiores problemas de Luís Eduardo Magalhães.

"A gente tem um déficit muito grande de oficiais de justiça. Temos apenas três para atender uma demanda de 30 mil processos. É algo absurdo. Essa é uma demanda antiga, sobretudo porque a gente depende muito de tutela de urgência em função do agronegócio", explicou.

Sobre o déficit de juízes, o advogado disse que LEM necessita de, pelo menos, três novos magistrados para atender a demanda da advocacia no município. "Aqui, existe um acervo absurdo de processos. Então seria fundamental mais uns três juízes para as coisas fluírem melhor", ressaltou.

Associada à falta de pessoal, a pandemia também foi mencionada pelo advogado como um dos elementos que potencializou os problemas enfrentados pela advocacia do interior. "Os obstáculos acabaram se acentuando muito com a pandemia, afetando a Bahia como um todo", disse.

Apesar dos impactos negativos, Granich disse que é possível o advogado criar oportunidades durante o isolamento. "É possível aproveitar o mundo virtual para produzir conteúdo e ser visto, sobretudo para a jovem advocacia, que está familiarizada com a linguagem digital", concluiu.