Notícias

OAB Jovem apresenta relatório de gestão em última sessão do ano

O Conselho Consultivo do Jovens Advogados, mais conhecido como OAB Jovem, realizou, na noite da última terça-feira (15/10), no Mundo Plaza (Caminho das Árvores), sua última sessão ordinária do ano. Dirigido pelo presidente Luiz Gabriel Neves, o encontro teve como objetivo prestar conta à classe, com a apresentação do relatório de atividades da gestão 2013/2015.
“Nessa gestão, enfrentamos as mais diversas situações. Multiplicamos o conselho, que tinha 36 membros e, hoje, possui mais de 80. Aumentamos o número de mulheres, de advogados negros e pobres no grupo. Enfrentamos uma luta, junto ao Pleno, para aprovação do nosso valor de referência. Realizamos um curso de iniciação para os novos advogados. E, por fim, tornamo-nos referência para outros conselhos no país. Tudo isso graças ao apoio irrestrito do presidente Luiz Viana e sua diretoria”, comemorou Gabriel. 
O presidente do conselho afirmou, ainda, que, para a próxima gestão, espera que tenha continuidade o trabalho desenvolvido, sobretudo no que diz respeito à democratização do grupo: “Com a posse da nova diretoria da OAB-BA, começa uma nova história. Por isso o trabalho deve continuar, com a construção de uma nova equipe que conte com participação de todos os jovens, inclusive de quem apoiou outros candidatos. Eu não estarei mais lá, mas os meus colegas poderão contar, sempre, com meu apoio e dedicação”, disse.
O vice-presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira, presente à mesa alta da sessão, falou sobre o crescimento político do grupo na seccional: “Não tenho dúvida que esse conselho foi um dos grandes triunfos da Ordem nos últimos anos, com a realização, por exemplo, da histórica Conferência Nacional dos Jovens Advogados e do Colégio dos Jovens Advogados em Porto Seguro. E, como reconhecimento, a gestão de Luiz Viana não deixou barato e deu ao grupo um enorme peso político, com a participação em importantes decisões institucionais”, ressaltou.
Com opinião semelhante, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA), Luiz Coutinho, afirmou que “a gestão de Luiz Viana entra para a história da Ordem em função da prática democrática, presente, especialmente, no crescimento do Conselho dos Jovens Advogados dentro da instituição”: “Esta gestão, além de dar autonomia aos jovens, os inseriu em todas as importantes tomadas de decisão, a exemplo da luta pelas prerrogativas e pela aprovação do valor de referência da classe”, pontuou.
Além de Coutinho, Fabrício e Gabriel, participaram da sessão a diretoria do conselho, Marcos Lourenço (vice-presidente), Hermes Hilarião (diretor de Relacionamento com o Interior), Lara Soares (diretora de Planejamento) e Bianca Pellegrino (diretora de Relacionamentos Institucionais), a vice-diretora da ESA, Ana Patrícia Dantas Leão, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-BA, Waldir dos Santos, e o conselheiro seccional Pedro Nizan Gurgel.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)