OAB da Bahia participa de lançamento de campanha de combate à violência contra a mulher no trânsito
Iniciativa é capitaneada por Detran e SPM
Na manhã desta terça-feira (5) a OAB da Bahia participou do lançamento da Campanha de Combate à Violência Contra Mulher no Trânsito e nos Transportes Públicos e Privados. O evento aconteceu na área externa do antigo Bahia Café Hall, na avenida Paralela. A iniciativa é capitaneada pelo Detran e pela Secretaria Estadual de Política para Mulheres (SPM) e conta com o apoio da OAB da Bahia, da CAAB, das Comissões de Trânsito, de Proteção aos Direitos da Mulher e da Mulher Advogada da OAB-BA.
A campanha tem como objetivo combater o assédio e a importunação sexual no trânsito e nos modais de transportes e acabar com os estereótipos negativos associados às mulheres no trânsito. A ação envolve ainda a capacitação de servidores e agentes públicos e promoção da conscientização da sociedade.
A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, discursou durante o lançamento. “É muito importante garantirmos ambientes seguros para as mulheres e combater a violência.Por isso a OAB da Bahia se une a esse importante projeto do Detran e da SPM. Eu digo sempre que estar mulher no mundo é saber o que é viver com medo e em um estado constante de insegurança. Por isso é essencial combater a violência à mulher”, afirmou.
“A OAB da Bahia se junta a essa importante iniciativa que ainda vai percorrer vários municípios da Bahia. Combater a violência contra a mulher no trânsito e no transporte público, é dever de toda a sociedade”, disse a presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Renata Deiró.
“Nós vamos estender essa campanha para o interior do estado juntamente com o Detran, a SPM e as subseções da OAB-BA para que a gente consiga combater a importunação sexual que é crime”, comunicou o presidente da Comissão Especial de Trânsito da OAB-BA.
Além da presidenta e dos representantes da seccional já citados, também estiveram presentes no lançamento o vice-governador, Geraldo Júnior; a secretária de políticas para as mulheres do estado, Elisângela Araújo e o diretor geral do Detran, Rodrigo Pimentel.
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA