OAB-BA vistoria Colônia Penal de Simões Filho
A visita é parte de um amplo trabalho da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública.
A Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da OAB-BA, nesta sexta-feira (30), visitou a Colônia Penal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A inspeção é parte do trabalho vistoria das unidades prisionais do estado que vem sendo realizado pela OAB-BA.
A Colônia Penal de Simões Filho destina-se ao recolhimento de presos do sexo masculino, condenados ao cumprimento de pena em regime semiaberto, das Comarcas relacionadas no Provimento da Corregedoria Geral de Justiça nº 03/2016.
De acordo com o presidente da Comissão, o advogado Marcos Melo, na unidade faltam atividades laborais para os detentos e o número de presos trabalhando fora é insignificante. "Na cozinha, por exemplo, não tem nenhum preso trabalhando. A unidade poderia qualificar esses detentos para quando eles saírem terem uma profissão", advertiu.
Acompanhe a OAB-BA nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Para o diretor da unidade, Vitor Hugo Barreto Galdino, a inspeção da OAB-BA é fundamental para a melhoria das condições do presídio. "Os trabalhos ficam mais transparentes e a inspeção faz com que a gente adeque determinadas cosias que estão fora do lugar. Então essa parceria é sempre importante porque nos dá um norte para melhorar a unidade", disse.
Os problemas identificados nesta e nas demais unidades de custodia da Bahia serão agrupados e encaminhados à Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), em um relatório assinado pela Comissão. "Tudo será relatado e encaminhado à SEAP para que as autoridades competentes possam verificar e tomar as medidas cabíveis", afirmou Marcos Melo.
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA