OAB-BA recebe Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021
Seccional ficou em primeiro lugar na categoria instituição
Na última sexta-feira (26), a OAB da Bahia recebeu o prêmio IAF de Educação Fiscal 2021. A Seccional ficou em primeiro lugar na categoria Instituição com o projeto “A OAB vai à Escola – Módulo Educação Fiscal”.
O Prêmio IAF é uma iniciativa do Instituto dos Auditores Fiscais do estado da Bahia com o objetivo de valorizar, promover e incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social. O OAB vai à Escola funciona em parceria da Seccional com a Secretaria de Educação do Estado.
A advogada e integrante da Comissão de Direito Tributário da OAB-BA, Anna Tereza Landgraf, uma das idealizadoras do Módulo de Educação Financeira no OAB vai à Escola, conta que o projeto trata de cidadania e a inclusão desse módulo proporcionou abordar a questão do controle fiscal com os estudantes da rede pública da Bahia.
"Explicamos a função social dos impostos, a importância de se pagar esses tributos e como eles são usados pelos entes públicos para gerir a sociedade", contou. De acordo com a advogada, foi muito bom ter a oportunidade de falar com tantos adolescentes a respeito desse tema e, com isso, mostrar que é papel de todo cidadão fiscalizar o encaminhamento dos impostos.
Apesar dos inúmeros transtornos causados pela pandemia do novo coronavírus, as aulas de Educação Financeira chegaram a alunos de diversos municípios baianos através do formato on-line. Isso foi possível graças às lives e à parceria com Escola Superior da Advocacia, que gravou as aulas e disponibilizou para as escolas.
"O programa teve recorde de aceitação entre os alunos. Ministramos as aulas virtualmente e eles se mostraram sempre muito interessados no assunto, trazendo questionamentos e querendo entender aquela matéria", disse Anna Tereza Landgraf.
Em relação ao evento de premiação realizado na última sexta-feira, Landgraf destacou que a solenidade foi uma excelente oportunidade para conhecer outros projetos e pessoas que estão trabalhando para melhorar o mundo através da educação. "É bom sentir que existem mais pessoas nessa mesma onda e que acreditam que a base da transformação social é a educação".
Para os próximos anos, a ideia é que o projeto siga em frente e cresça cada vez mais atingindo um número maior de crianças e jovens. "Queremos estar nas salas de aula. A gente precisa se aproximar das pessoas e convencer a sociedade que respiramos Direito da hora que nascemos à hora que morremos. E nós da OAB não podemos ficar alheios a isso", concluiu.