OAB-BA lança projeto “OAB Gira Escola”
Iniciativa faz parte de ações do Novembro Negro da seccional
Como parte das atividades do Novembro Negro da OAB da Bahia, a seccional, por meio da sua Comissão de Promoção de Igualdade Racial (CPIR) e com o apoio da Comissão Especial do Direito na Escola, lança, no dia 23 de novembro, o projeto OAB Gira Escola. O lançamento ocorrerá às 14h, no auditório da sede da OAB-BA.
O programa tem como público alvo os professores e alunos das escolas particulares de Salvador e Região Metropolitana. A iniciativa visa incentivar a efetiva implementação da educação para as relações raciais nas escolas, por meio de visitas e ações desenvolvidas pela OAB-BA em parceria com as instituições de ensino. A proposta é ter como ponto de partida o ensino da história afro-brasileira e indígena, implementados pela Lei nº. 10.639/03 e 11.645/08, para combater o racismo e promover uma consciência racial.
A OAB da Bahia, cujo tema do Novembro Negro deste ano é “Letramento Racial e Educação Antirracista para o Desenvolvimento da Advocacia Baiana", acredita que a educação é uma ferramenta indispensável para superar a desigualdade racial, pois proporciona o conhecimento da fundamental contribuição dos povos negros e indígenas para a formação sociedade brasileira, ensejando um movimento de responsabilização e reparação sem culpabilização das pessoas que hoje compõem a sociedade pelo passado.
O projeto será desenvolvido ao longo de toda a atual gestão da OAB-BA (2022-2024) e futuramente poderá se estender para escolas do interior do estado.
A presidenta da CPIR, Camila Carneiro, falou sobre as expectativas para o projeto. “Nós esperamos trabalhar a conscientização, a identidade e o pertencimento. Queremos contar o lado da história que não nos foi contado e que é de extrema importância para a construção da sociedade. Dentro da perspectiva da educação colonizadora, os nossos heróis foram apagados. Nós queremos mostrar para as crianças e os adolescentes uma outra perspectiva”, projetou.
A presidenta da Comissão Especial do Direito na Escola, Eliasibe Simões, destaca que a OAB-BA já vem desenvolvendo um trabalho de combate ao racismo nas escolas. “O projeto “OAB Gira Escola” vem somar com o projeto que já vem sendo feito há 15 anos, o “OAB vai à escola”, onde nós tratamos de temas como racismo, injúria racial e da importância das cotas", afirma.
SERVIÇO:
O que: lançamento do projeto “OAB Gira Escola”
Quando: 23 de novembro de 2022
Horário: 14h
Onde: auditório da sede da OAB-BA - Rua Portão da Piedade, nº 16, Barris