OAB-BA debate tratamento dado à advocacia nos Juizados Especiais
A audiência pública é uma iniciativa da Comissão de Juizados Especiais da Seccional
A OAB da Bahia, através da Comissão de Juizados Especiais, realizará no dia 26 de agosto, às 9h, uma audiência pública para debater o tratamento dado à classe nos Juizados Especiais.
O evento ocorrerá presencialmente na sede da OAB da Bahia e contará com a participação do público de forma virtual, com transmissão pelo canal da Seccional no YouTube.
De acordo com a presidente da Comissão, a conselheira seccional Vanessa Lopes, esse debate é extremamente necessário, já que no âmbito da Comissão as possibilidades de atuação se exauriram.
Segundo ela, é preciso o apoio da classe, já que não se trata de condutas que apenas a intervenção institucional conseguirá solucionar, mas de uma mudança de cultura.
"É preciso acabar com essa necessidade de se diminuir a demanda apenas por uma questão de produtividade. Alguns magistrados precisam entender que não é a advocacia que abarrota o judiciário", disse.
Ela cita como exemplo o episódio ocorrido no dia 10 na sessão da terceira turma. "É inadmissível alguém que integra o poder judiciário cuja função é julgar com serenidade e conduzir os trabalhos de forma saudável, dissemine desrespeito a oitiva do advogado. Quem faz a jurisprudência somos nós", alerta Vanessa.
Ela reforça a necessidade da advocacia, com cordialidade e respeito, faça com que as prerrogativas profissionais sejam cumpridas, sem permitir que direitos sejam violados por receio de que autoridades se incomodem com isso.