[“O Brasil tem uma distância imensa entre o direito que está no papel e a realidade”, diz presidenta da OAB-BA em solenidade de entrega de carteiras]

Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (16)

Em solenidade de entrega de carteiras realizada pela OAB da Bahia na manhã desta quarta-feira (16), a presidenta da seccional, Daniela Borges, falou sobre a desigualdade existente entre o que é estabelecido pela legislação brasileira e como as leis são aplicadas na prática.

“A advocacia é uma profissão que tem um significado importantíssimo em qualquer lugar do mundo e em nosso país é ainda maior. O Brasil tem uma distância imensa entre o direito que está no papel e a realidade. O advogado é a voz daquele que pede justiça, daqueles que têm o seu direito violado”, afirmou a líder da advocacia baiana enquanto incentivava os novos advogados a sempre escolherem “o caminho do certo, do justo e do ético”.

A cerimônia, na qual foram entregues 250 carteiras, foi realizada no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e teve a sua mesa composta pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges; pela vice-presidenta da OAB-BA, Christianne Gurgel; pelo diretor-tesoureiro da OAB da Bahia, Hermes Hilarião; pelo presidente da CAAB, Maurício Leahy; pela diretora da ESA, Thaís Bandeira; pelo procurador de prerrogativas da OAB-BA, Rafael Mattos; pela presidenta da OAB Jovem, Sara Barros; pelo conselheiro federal, Luiz Coutinho; pelo conselheiro seccional, Carlos Medauar; pela presidenta da Comissão de Seleção da OAB-BA, Evany Santos e pela presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e coordenadora de diversidade e inclusão da OAB-BA, Renata Deiró.

Deiró fez uma saudação de boas-vindas aos novos advogados e aproveitou o seu discurso para falar sobre a importância de considerar as opressões existentes na sociedade durante o exercício da advocacia. “Quando há diversidade você consegue lançar olhar sobre todas as questões que atravessam a advocacia e não apenas ao exercício profissional em si. O racismo, o machismo, as questões de gênero atravessam a advocacia. Façam da atuação de vocês um baobá. Sejam sombra, sejam vida. Sejam esperança para os desesperançados e desesperançadas”, concluiu.

Após a fala de Deiró, o ainda bacharel em direito Marcelo Santana Falcão Borges leu o compromisso da advocacia, no que foi seguido por todos os recém-inscritos na OAB da Bahia. Depois da leitura do compromisso as carteiras foram entregues pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges; pela vice-presidenta da OAB-BA, Christianne Gurgel e pelo diretor-tesoureiro da OAB da Bahia, Hermes Hilarião.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, também fez uma fala para os presentes. “Espero que vocês tenham muita sensibilidade, muita criatividade e, acima de tudo, muita coragem. Sensibilidade para entender os seus anseios e o das pessoas que lhes confiam aquela causa. Criatividade para inovar e muita coragem para enfrentar os percalços da vida e da advocacia”, frisou.

Já a diretora da ESA, Thaís Bandeira, destacou a necessidade de os novos advogados ampliarem os seus conhecimentos. “Eu venho, em nome da ESA, falar da importância da educação. A Escola Superior da Advocacia vai trazer para vocês cursos de ordem prática. Não é uma repetição dos conteúdos que vocês viram durante a graduação. É uma troca de experiências. São advogados e advogadas mais experientes que podem passar para vocês o dia a dia da advocacia”, finalizou.