Notícias

[Nota de pesar pelo falecimento de Antonio Olimpio Rhem da Silva]

Nota de pesar pelo falecimento de Antonio Olimpio Rhem da Silva

Com profundo pesar, a OAB da Bahia comunica o falecimento, ocorrido nesta quinta-feira (27), de Antonio Olimpio Rhem da Silva, 91 anos, ex-prefeito de Ilhéus e pai dos advogados Marcos Flávio Rhem, ex-presidente da OAB Subseção Ilhéus, e Luciano Olimpio Rhem.

Reconhecido por sua trajetória de excelência no Direito e em todas as áreas onde atuou, Antonio Olimpio foi advogado, professor, servidor público, prefeito de Ilhéus por duas vezes e também deputado estadual. Além dos filhos, deixa a esposa, Maria Amélia Reis da Silva. O corpo está sendo velado desde as 7h30 na Maçonaria Vigilância e Resistência, na Av Itabuna, e o sepultamento acontece logo mais, às 15h30, no Cemitério da Vitória.

Ilheense, Olímpio nasceu em 7 de outubro de 1931. Formou-se em direito em Salvador e, além de exercer a advocacia, foi ainda professor de história do Instituto Municipal de Ensino (IME) e servidor do Ministério do Trabalho, órgão na qual se aposentou. Se elegeu prefeito de Ilhéus pela primeira vez em 1976 e a segunda em 1992. Entre os dois mandatos exerceu o cargo de deputado estadual para o qual foi eleito com uma das maiores votações do município.

Entre as obras e iniciativas de destaque realizadas por Olímpio na cidade estão o Projeto Cura, a urbanização do bairro do Malhado e a construção do mercado de abastecimento. Entre os anos de 2009 e 2012 ocupou os seus últimos cargos municipais: foi presidente da Maramata (Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata) e secretário municipal do meio ambiente.

A OAB da Bahia se solidariza com familiares, amigos e colegas e com todos aqueles que tiveram Antônio Olímpio como exemplo e inspiração.