Notícias

[No Dia do Trabalho, coragem para enfrentar os desafios]

No Dia do Trabalho, coragem para enfrentar os desafios

O Dia Internacional do Trabalho marca a história de lutas pelos direitos dos trabalhadores no mundo, e, considerando nossa história mais recente nos chama para refletir sobre os impactos nas relações de trabalho decorrentes da reforma trabalhista, da pandemia e dos atuais números de desemprego no país. 

Este 1º de maio é data que destaca a reflexão sobre o atual quadro que vive a classe trabalhadora, a sociedade  e a economia, em nosso pais. 

Data que faz o mundo refletir, também, temas tão caros a dignidade humana e aos direitos fundamentais, como  o acidente de trabalho, assédios moral e sexual, discriminações nas relações laborais e o trabalho em condições análogas à de escravo.  

Sobre acidente de trabalho, saliente-se que, segundo os dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho, em 2021 houve um aumento de  30%  em acidentes no Brasil. 

Quanto ao trabalho em condições análogas a de escravo, segundo o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, no período de 2003 a 2021, foram resgatadas no Brasil mais de 57.000 trabalhadores e trabalhadoras. 

Entretanto, coragem para enfrentar os desafios sempre foi marca da história das relações de trabalho. 

Os valores de justiça social, equilíbrio  e direitos fundamentais nas relações de trabalho devem ser os pilares para construção de um futuro mais positivo, e a OAB-Bahia acredita que a melhor forma desta trajetória  é caminhando junto com a sociedade e a advocacia para, então, celebrar o Dia Internacional do Trabalho.

Diretoria da OAB da Bahia