[Michelle dos Santos é empossada presidenta da OAB de Campo Formoso]

Michelle dos Santos é empossada presidenta da OAB de Campo Formoso

Ela é a primeira mulher na história a presidir a Subseção

Primeira mulher na história a ocupar o posto de presidenta da OAB de Campo Formoso, a advogada Michelle Godinho dos Santos foi empossada nesta quinta-feira (10). Além dela, a Diretoria é composta pela vice-presidenta Carla Miranda, pelo secretário-geral Evanilton de Souza, pela secretária adjunta Clenes Oliveira e pela tesoureira Débora de Assis. Além de Campo Formoso, a Subseção abrange as cidades de Antônio Gonçalves e Pindobaçu.

Estiveram presentes na cerimônia a presidenta seccional, Daniela Borges, o presidente da CAAB, Maurício Leahy, o diretor-tesoureiro da Seccional, Hemes Hilarião, o secretário-geral adjunto da OAB-BA, Ubirajara Ávila, os diretores da CAAB René Viana e Juliana Camões, o presidente da Subseção de Teixeira de Freitas, Daniel Moraes, o presidente da OAB de Itabuna, Rui Carlos. Gabriela Pita, presidenta da Subseção de Senhor do Bonfim, o ex-presidente da OAB de Campo Formoso Franklin da Silva, os conselheiros federais Fabrício Castro e Marilda Sampaio, o conselheiro seccional Saulo Guimarães, a conselheira seccional e presidenta da OAB Jovem, Sarah Barros, e autoridades públicas.

Daniela Borges destacou que a presença de tantos representantes da OAB da Bahia na posse é uma forma de  reafirmar o compromisso da Seccional com a Subseção de Campo Formoso. "Seccional e Subseção caminharão juntas, lado a lado, em todas as lutas, em todos os enfrentamentos. Estamos juntos nas alegrias e nas tristezas, em todas as trincheiras", disse.

De acordo com Michelle dos Santos, a posse é um momento de alegria e emoção. A deste triênio, em especial, foi ainda mais especial por ter a primeira mulher presidenta da história da Subseção. "Temos a responsabilidade de fazer o melhor para que as próximas mulheres que ainda não chegaram tenham espaço, então o nosso trabalho é dobrado", disse.

A conselheira federal Marilda Sampaio destacou que essa nova Diretoria de Campo Formoso é parte de um grande processo de transformação que tem proporcionado às mulheres estarem presentes nos espaços de poder. Segundo Marilda, é necessário que essa transformação chegue a todas as esferas da nossa sociedade.

"70% do poder Judiciário hoje é conduzido por homens e precisamos de mais mulheres com sensibilidade e poder de liderança para fazer parte do Judiciário e a sociedade compreenda de uma vez por todas que a função do Judiciário é promover justiça", disse.

Nesse mesmo sentido, Fabrício Castro afirmou que a presença de tantas mulheres na OAB é muito mais do que um símbolo, mas algo que tem uma força real e que reflete bastante na sociedade. "Por onde a gente passa, encontramos nos conselhos de classe mulheres presentes e a OAB tem sido vanguarda nisso", afirmou.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, parabenizou a nova Diretoria da Subseção e frisou a necessidade dos representantes da Ordem estarem atentos aos anseios da classe e da sociedade buscando o alinhamento necessário para levar à advocacia baiana o que há de melhor.

"Apesar de todas as dificuldades, que temos enfrentado, sobretudo, no poder Judiciário baiano, é preciso ser um realista esperançoso. Para isso, devemos ter a noção exata do momento que vivemos", afirmou.

O ex-presidente da OAB de Campo Formoso, Franklin da Silva, destacou o trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos para consolidar os alicerces da Subseção. Segundo ele, o apoio da Seccional e da CAAB foi fundamental nesse processo. "Agora é o momento de avançar mais e ter mais contato com os entes do poder público. É hora de fazer para a advocacia, mas também para a sociedade civil".

Terreno para construção da sede
A solenidade foi marcada ainda pela doação do terreno para construção da sede da Subseção de Campo Formoso feita pela prefeitura do município. O prefeito da cidade, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, destacou que é uma grande alegria para o Executivo Municipal poder participar desse momento.

"A doutora Michelle e toda a sua equipe eu conheço de perto e sei do compromisso e vontade de trabalhar. Tenho certeza que Campo Formoso poderá dizer com muito orgulho que terá uma pessoa que vai representar a advocacia de forma clara e sempre querendo o bem coletivo", disse Elmo Nascimento.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA