[Maior evento da advocacia feminina na Bahia, 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada acontece nos dias 22 e 23 de julho]

Promovido pela OAB da Bahia, evento contará com palestra magna da ministra Cármen Lúcia, além de 20 painéis com cerca de 100 palestrantes

Maior evento da advocacia feminina na Bahia e um dos maiores do país, a 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada acontece nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Convenções Salvador. Promovido pela OAB da Bahia, o encontro reunirá importantes nomes da advocacia e do meio jurídico baiano para discutir o tema "Mulheres Plurais: caminhos para mudar o mundo". Os ingressos estão dispoíveis no Sympla.

Um dos momentos mais esperados pelos inscritos, a abertura da conferência contará com a palestra magna da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia. Realizada no dia 22, às 9h, a palestra discutirá o tema “As Mulheres no Sistema de Justiça Brasileiro”.

“A ministra Cármen Lúcia é uma inspiração para as mulheres em nosso país. É uma honra e alegria tê-la neste, que é um dos mais importantes eventos da Seccional baiana na consolidação dos direitos da mulher advogada e de todas as outras mulheres que buscam se estabelecer na profissão”, disse a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.

O evento contará, ainda, com uma série de oficinas e atividades culturais voltadas ao universo feminino na sua pluriversalidade. Serão cerca de 100 mulheres palestrantes, como a ministra do TSE Vera Lúcia Araújo e a professora e ativista Denise Carrascosa, distribuídas em mais de 20 painéis.

Além de assuntos caros à advocacia feminina, a exemplo da “Violência de Gênero e as Implicações Processuais” e “Direitos e Prerrogativas da Mulher Advogada”, os painéis debaterão assuntos relativos ao universo feminino de forma geral, como “Saúde da Mulher e Direitos Reprodutivos” e "Desafios e Oportunidades para as Mulheres na Sociedade Contemporânea".

“A ideia é que qualquer mulher possa participar do nosso evento. Não precisa que ela seja advogada. Queremos trocar experiências e debater soluções para os problemas que insistem em impedir a nossa participação nos espaços de poder”, explicou Daniela.

A Conferência Estadual da Mulher Advogada é realizada a cada três anos pela Seccional baiana. Este ano, o evento contará com um espaço kids, um espaço para amamentação e um fraldário para atender as mães acompanhadas dos filhos.

Serviço:
4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada
Data: 22 e 23 de julho
Local: Centro de Convenções Salvador
Inscrição: Sympla

Confira aqui a programação completa:

22 de julho (segunda-feira):

9 às 12h
Abertura: palestra magna da ministra Carmén Lúcia

14 às 15h30
Painel 1: - Igualdade de Gênero no Sistema OAB
Painel 2: ESG: Liderança e Impacto Social
Painel 3: Participação Política e Representação das Mulheres no Brasil

15h30 às 17h
Painel 4: Saúde da Mulher e Direitos Reprodutivos
Painel 5: Maternidade e Trabalho: entre a Vida Profissional e Pessoal
Painel 6: Violência de Gênero e suas Implicações Processuais

17 às 18h30
Painel 7: Liderança Feminina no Direito
Painel 8: Julho das Mulheres Negras
Painel 9: Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social

23 de julho (terça-feira):

9 às 10h30
Painel 10: Estratégias Alternativas de Resolução de Disputas e Liderança Assertiva
Painel 11: Desafios e Oportunidades para as Mulheres na Sociedade Contemporânea
Painel 12: O Sistema Judicial Brasileiro e o Tratamento das Questões de Gênero

10h30 às 12h
Painel 13: Envelhecer em uma Sociedade Machista? Direitos e Desafios.
Painel 14: Segurança e Bem-Estar no Trabalho: Combatendo o Assédio Moral e Sexual
Painel 15: Julho das Mulheres Negras

14 às 15h30
Painel 16: Perspectivas de Gênero no Judiciário: Aplicações e Desafios no Uso do Protocolo do CNJ